Logo TeatrineTV

RETOMADA CULTURAL RS

MinC lança programa R$ 60 milhões exclusivo para o RS

Bolsa de formação cultural, prêmios e apoios financeiros compõem a fase de iniciativas da secretaria

3 JUL 2024 • POR TERO QUEIROZ • 22h13
Imagem principal
MinC anuncia ações emergenciais para retomada cultural no Rio Grande do Sul. Foto: Luciele Oliveira/MinC

A chefe do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Margareth Menezes, lançou nesta 4ª.feira (3.jul.24), o programa Retomada Cultural RS, com investimento de R$ 60 milhões para impulsionar a retomada do setor cultural do estado devastado recentemente por enchentes.

O anúncio foi feito durante coletiva no Mercado Público de Porto Alegre, com a presença de autoridades e profissionais da área. "Precisamos dar as mãos neste momento de reconstrução, com menos diferenças e mais semelhanças no que diz respeito a este socorro que a gente não faz sozinho", destacou a ministra.

Ao lado do ministro-chefe da Secretaria Extraordinária para Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, a ministra detalhou que o programa inclui bolsas formativas para agentes culturais, apoio financeiro para pontos culturais afetados e o Programa Emergencial Rouanet RS.

A ministra da Cultura Margareth Menezes. Foto: MinCA ministra da Cultura Margareth Menezes. Foto: MinC

Menezes enfatizou a importância da cultura na reconstrução social e econômica do estado, destacando o papel crucial dos recursos para apoiar artistas e preservar o patrimônio cultural gaúcho. "A cultura é viva, feita de gente. Quantos equipamentos foram perdidos? Isso impacta de maneira muito profunda dos artistas e profissionais da cultura. São trabalhadores independentes, a grande maioria. E a comida é o dia a dia. Então, temos essa retomada por essas ações", justificou.

Entre as iniciativas destacadas estão:

O programa visa não apenas mitigar os danos causados às estruturas culturais, mas também fomentar a continuidade das atividades artísticas e preservar

A visita da ministra do estado gaúcho também incluiu reuniões em Canoas para discutir e implementar ações de reparação para o setor cultural. As iniciativas anunciadas complementam medidas anteriores do Ministério, como a Instrução Normativa nº 14, que prioriza projetos culturais no Rio Grande do Sul afetados pela calamidade.