Logo TeatrineTV

CINEMA

Divertidamente 2 coloca, mais uma vez, saúde mental em pauta

O filme, que inicialmente é infantil, traz lições para adultos sobre o desequilíbrio das emoções

29 JUN 2024 • POR REDAÇÃO • 13h57
Imagem principal
Divertidamente 2 é sucesso de bilheteria nos cinemas.

O filme Divertidamente 2 tem colocado, mais uma vez, a saúde emocional em pauta. A história, através de uma roupagem infantil e divertida, coloca as emoções como protagonistas, fazendo com que o espectador possa refletir seus processos internos, tente lidar melhor com os sentimentos e, de forma contida, lembre como a terapia é importante para esta compreensão de si.

A continuação do filme de 2015 tem dado o que falar, mostrando como as emoções impactam, de forma positiva ou negativa, na vida das pessoas, independentemente da faixa etária. A coordenadora adjunta do curso de Psicologia da UNIGRAN Capital, Sara Cristiane Jara Grubert, explica que nossas emoções estão atreladas aos nossos pensamentos e comportamentos, sendo assim, às nossas ações.

“Podemos ver assim: nosso corpo é o hardware (um computador), e tudo de mais sutil processado nele, o software (o programa, sistema operacional), passa por nossas emoções. Então vou dar um exemplo bem simples: eu acordo de manhã e bato o dedão do pé, e dói muito, daí eu penso – xiii...meu dia começou mal... Inundo meu cérebro dessa emoção ruim, e talvez meu dia de fato não fique bom”, exemplifica.

Neste filme, uma das emoções principais é a Ansiedade. Em certo ponto do filme, ela decide tomar as rédeas da mente da Riley, como acontece com muitos adolescentes e adultos. Sara aponta que esta emoção está presente em todos, sendo necessária, já que nos impulsiona a realizar determinadas ações e planos, porém fica disfuncional a medida que se torna mais intensa. “Se ela aumenta ao ponto de nos atrapalhar, de provocar prejuízos, então podemos dizer que é uma ansiedade ruim, um sinal de que precisamos observar e ajustar. Para isso, pode-se buscar a ajuda de um profissional psicólogo”, ressaltou a coordenadora.

Mas, dentre as lições que o filme traz, a mais importante, segundo Sara, é o autoconhecimento das nossas emoções e pensamentos, questionamento os pensamentos ruins e permitindo as boas emoções fluírem. “Por isso é importante cultivar o autoconhecimento, boas relações interpessoais, institucionais, permitir ambientes mais saudáveis, que nos façam sentir mais seguros, amigáveis. É importante a escuta qualificada para lidar com as emoções”, pontuou.

TERAPIA

Mesmo não sendo um assunto mostrado no filme, a terapia é uma ferramenta muito importante para uma boa qualidade na saúde emocional. O psicólogo acompanha os pacientes, em atendimentos semanais, e o leva a reflexões, a observação dos pensamentos e sentimentos, o levando a uma postura mais ativa e consciente diante de comportamentos, pensamentos e emoções.

“Com isso, podemos escolher com mais clareza o que fazer diante das situações da vida. Desafios e obstáculos existem na jornada humana, ferramentas de enfrentamento são propostas após o processo de conhecer como funcionam nossas emoções de modo geral, e individualmente, como cada pessoa lida com elas”, revela a coordenadora.

GRADUAÇÃO

Na UNIGRAN Capital, o curso de Psicologia da UNIGRAN é considerado pelo MEC – Ministério da Educação como o melhor de Campo Grande, com nota 4. A graduação tem uma matriz curricular com propostas inovadoras, atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa, corpo docente composto por mestres e doutores e estágios em vários campos, nas ênfases de Processos Clínicos, Clínica Ampliada e Prevenção e Promoção da Saúde.

Além disso, a UNIGRAN Capital é o único Centro Universitário de Campo Grande que possui uma Clínica Escola para ensino e formação profissional para deixar o acadêmico preparado para o mercado de trabalho. O local possui estrutura para atendimentos clínicos, como aconselhamento, psicoterapia e psicodiagnóstico. 

“Nós temos uma formação generalista e sólida. Os cinco anos de curso tem conteúdos necessários, dentro do que é colocado pelas agências reguladoras da educação, em consonância com o código de ética da profissão. Recentemente tivemos a entrega dos trabalhos de conclusão de curso e pudemos ver, como corpo docente, o desenvolvimento de nossos acadêmicos como futuros profissionais, obtendo resultados excelentes. Destaco também a Clínica Escola de Psicologia, que é um espaço de ensino e formação profissional que oferece atendimento à comunidade, em diversas modalidades de atendimento à comunidade. Além disso, é um curso transformador!”, destacou a coordenadora adjunta.

VESTIBULAR 

Ainda dá tempo de fazer o Vestibular de Inverno UNIGRAN 2024 e ser um calouro de Psicologia. Basta acessar o site unigran.br, clicar na aba ‘Vestibular’ e depois ‘Campo Grande’. Após preencher o formulário, é necessário fazer a redação. O vestibular é on-line e 100% gratuito.

Caso o candidato escolha não escrever o texto naquele momento, ele pode acessar a página em outro horário. Lembrando que o acesso é permitido por três vezes. O resultado sai no mesmo dia, agilizando o processo de matrícula e ingresso à Instituição.

Se você realizou o Enem desde 2018, também pode usar sua nota para ingressar na Instituição. Também há vagas para transferência de outras instituições e para portadores de diploma que buscam a segunda graduação.