Aberta ao público, Mostra na UEMS terá 12h de apresentações artísticas
Diversa, mostra quer conectar a comunidade com os cursos de Teatro e Dança
26 JUN 2024 • POR TERO QUEIROZ • 18h44Nos dias 27 e 28 de junho, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizará a Mostra de Encerramento de Semestre dos cursos de Licenciatura em Dança e Teatro.
Em ambos os dias, o evento ocorrerá das 14h às 19h na Estação Cultural Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, 177, Centro) e contará com uma programação diversificada de performances, incluindo dança, teatro e espetáculo musical e será aberto ao público geral. Eis a integra da programação nos cards abaixo:
Julia Mansur e Guilherme Saravy, membros da produção liderada pela professora mestra Kelly Queiroz, destacaram a importância da participação da comunidade no evento. "Esta mostra é uma forma de valorizar a extensão universitária e prestigiar os trabalhos feitos nos dois cursos, que muitas vezes são apresentados apenas nas salas de aula", explicou Julia. Guilherme acrescentou: "O contato com as apresentações enriquece a cultura local, promove a difusão da arte e destaca os alunos artistas, que frequentemente não têm um espaço adequado para realizar apresentações".
A Mostra de Semestre é uma tradição na UEMS, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar cenas ou performances desenvolvidas ao longo do semestre. Este ano, a turma do terceiro ano de Teatro e Dança, sob a orientação da professora Kelly Queiroz na disciplina de Produção Cultural, conseguiu levar a mostra para fora da universidade, alcançando um público mais amplo em Campo Grande.
A professora Kelly Queiroz ressaltou a diversidade do evento: "A graduação em Dança e em Teatro tem alunos com linguagens plurais que convidam o espectador a refletir sobre inúmeras temáticas".
A organização integral do evento está sob responsabilidade da turma de Produção Cultural, com os alunos distribuídos em diferentes funções necessárias para a realização da mostra. Os professores orientadores selecionaram as performances, com a maioria dos trabalhos desenvolvidos em disciplinas ou grupos de pesquisa, e alguns independentes foram incluídos para valorizar a troca entre os discentes.
Um dos principais desafios enfrentados pelos alunos foi a definição do local da mostra, devido à falta de verba específica da universidade para o evento. "Precisamos procurar por espaços com custo viável e tentar contato com possíveis patrocinadores, mas pouquíssimos aceitaram", relatou Julia Mansur.
Para os organizadores, embora todas as apresentações sejam importantes, alguns destaques são inevitáveis. "A diversidade dos gêneros das apresentações que irão acontecer durante os dois dias do evento é a chave para conectar a comunidade enquanto espectadora de uma proposta universitária independente que tem muito a comunicar através da arte", afirmou Guilherme Saravy.
APOIO DA COMUNIDADE
A Mostra de Semestre é um evento independente e qualquer ajuda em doações por PIX é bem-vinda para suprir os custos. Além das doações, a presença da comunidade é fundamental. "Os cursos estão se deslocando da universidade até um local centralizado e de fácil acesso para uma parcela da população de Campo Grande", ressaltou Julia.
EXPECTATIVAS PARA O EVENTO
A expectativa é que a diversidade das apresentações atenda aos diferentes gostos do público. "As apresentações abrangem várias linguagens das artes da cena e há de agradar um pouco de cada gosto", adiantou a professora Kelly Queiroz. A professora observou ainda que o objetivo da mostra não é apenas entreter, mas também conectar a comunidade com os cursos de Teatro e Dança da UEMS.
Confira mais informações no Instagram da Mostra.UEMS.