Ministra virá à inauguração da Embaixada Indígena na Capital de MS
O equipamento funcionará na Rua 14 de Julho
4 JUN 2024 • POR TERO QUEIROZ • 12h51Citado como o “mais novo espaço cultural de Campão” – será inaugurado a partir das 18h de 8 de junho de 2024, a Embaixada Indígena de Campo Grande (MS). A Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, estará na cerimônia.
O equipamento funcionará na Rua 14 de Julho, nº 2494, no Centro da Capital sul-mato-grossense.
“Esse momento demarca não só o novo espaço da Embaixada Indígena em Campo Grande, que será esse espaço cultural da diversidade, mas também demarca a nossa presença aqui. A presença dos povos indígenas, dos quilombolas, de povos tradicionais. A cultura se faz das pessoas, a cultura nasce dessa pluralidade de corpos e formas de pensar e de existir”, declarou a Coordenadora Tumuné Ûti (Nosso Futuro) e uma das principais ativistas indígenas de MS, Val Eloy Terena
Val acrescentou que o lançamento da Embaixada Indígena “é também um grito da cultura dizendo: estamos aqui, nós existimos, nossos corpos sempre estiveram aqui. Posso falar em nome de toda a equipe que sonhou e construiu esse projeto que o que nos motivou é esse sentimento de apagamento, de estar às margens das políticas pública”.
Uma das missões do espaço será devolver o protagonismo ao povo originário do Brasil. “A Embaixada vem pra trazer ao centro do palco aqueles e aquelas que sempre estiveram nos bastidores, construindo essa cidade com muito trabalho e suor. Queremos que esse espaço seja para todos, mas que aqueles que entrem aqui reflitam sobre as lutas, memórias e histórias dos povos indígenas”, completou Val.
Um dos artistas já confirmados para apresentar-se na inauguração é Begèt de Lucena.
Outras atrações estão sendo confirmadas. O TeatrineTV recebeu em primeira mão algumas imagens que mostram a beleza do espaço, com artes de San Martinez (@sanderleysabergue) e seu auxiliar Jeferson Recaldi. Confira algumas imagens na galeria abaixo: