Logo TeatrineTV

MINIBIOGRAFIA

Lívia Lopes

4 MAI 2024 • POR REDAÇÃO • 14h00
Imagem principal
Lívia Lopes

Livia Lopes é graduada em Artes Cênicas e Dança na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) é professora de Arte na E.M Padre Tomaz Ghirardelli e professora de Twerk desde 2019.

Faz parte do corpo dançante da Cia Dançurbana há 14 anos, participando de espetáculos e coreografias da cia, além de ser produtora, assistente, comunicadora, moderadora e coordenadora das redes sociais, eventos e ações promovidas pela companhia.

Promove o AULÃO DE TWERK desde 2019, além de ter ministrado aulas de Femme Dance e diálogos sobre empoderamento, confiança e auto conhecimento para as mulheres da FAB (Força Aérea Brasileira).

Foi gestora da Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul (CUFA-MS) de 2019 a 2024 com ações socioculturais e esportivas voltadas às pessoas em situações de vulnerabilidade, como mulheres negras, jovens e idosos que moram nas favelas - periferias de MS.

Em 2020 realizou seu primeiro trabalho solo “Euphoria” com base nas obras de Basquiat, com referencias de Popping/Krumping e Hip Hop Dance, dentro do Projeto Singulares - Mostra de Solos da Cia. Dançurbana, integrou a equipe do Twerk Brasil, onde difunde junto a outras mulheres de todo o país, a cultura do Twerk/Hip Hop e Funk brasileiro.

Em 2021, participou do projeto de pesquisa e desenvolvimento “De Passagem - Outras Paisagens” pelo Festival Panorama Raft com pesquisa na dança de rua e feita na rua, além de fazer um encontro de trocas e experiências desse processo no programa Ensaios de Fruição do Itaú Cultural.

Criou, em 2021, a Associação das Mulheres das Favelas de Mato Grosso do Sul, servindo como apoio para as acoes da Cufa no estado.

Em 2023, estreia como atriz no Grupo Casa com o espetáculo “As Preciosas”, faz parte da coordenação e produção da 2° edicao do projeto Rede Hip Hop - Arte no Entorno, além de compor o coletivo Suburbanas, coletivo de mulheres que fazem da parte da cena do Hip Hop em Campo Grande/MS.

Em 2024 apresentou seu solo Euphoria pela primeira vez em São Paulo/SP no Circuito Vozes do Corpo da Cia. Sansacroma, além de realizar e produzir a primeira edição  do projeto Treino da Raba.