Logo TeatrineTV

NO CAPIVAS

"1ª Mostra Pretou" celebra produção artística negra na Capital de MS

Programação inclui exibição de filmes, dança, poesia, pintura ao vivo, desfile de moda, exposição de artes visuais, apresentações musicais e rodas de conversa

2 MAI 2024 • POR TERO QUEIROZ • 17h24
Imagem principal
Fábio Castro, idealizador da Mostra Pretou. Foto: Reprodução

A diversidade cultural e a representatividade negra ganham destaque na primeira edição da Mostra "Pretou", marcada para os dias 8 e 9 de maio, às 17h, na Cervejaria Capivas. Idealizada pelo artista da moda Fábio Castro, a mostra tem como objetivo oferecer uma plataforma para artistas pretos locais expressarem suas identidades e criatividades. O evento é gratuito e aberto ao público.

"Queremos dar visibilidade para os artistas pretos mostrarem seus trabalhos autorais, suas ideias e referências", destaca Castro sobre a motivação por trás da mostra. Ele ressalta a importância de proporcionar acesso à arte negra em uma parte central da cidade, facilitando a conexão entre artistas e público.

Com uma programação diversificada, a mostra incluirá exibição de filmes, dança, poesia, pintura ao vivo, desfile de moda, exposição de artes visuais, apresentações musicais e rodas de conversa. "O objetivo é dar visibilidade para esses artistas e promover a representatividade", destaca o idealizador.

A curadoria da mostra foi cuidadosamente elaborada por Fábio, que selecionou uma variedade de artistas de diferentes áreas para participar do evento. Nomes como Júnior Matos, multi-instrumentista local, e Bia Ramos, coreógrafa de dança, estão entre os destaques.

@@NOTICIA_GALERIA@@

Além de celebrar a cultura negra, a mostra desempenha um papel crucial na afirmação da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. "É uma oportunidade de reconhecer e colocar em evidência esses artistas", destaca Castro. Ele enfatiza a importância de eventos como esse para promover uma verdadeira democracia cultural.

A Mostra "Pretou" é um convite para todos se envolverem com uma expressão autêntica da cultura negra, celebrando a diversidade e o talento dos artistas locais.

O projeto foi contemplado com R$ 35 mil de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura, por meio de edital gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur). Eis a íntegra.  

Para mais informações, acesse o Instagram @vitrinedomato.

Programação:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Vitrine do Mato (@vitrinedomato)

Dia 8 de maio:

Dia 9 de maio: