Logo TeatrineTV

AUDIOVISUAL

Em sua 8ª edição, Icumam Lab não terá roteiros de MS

Estado conseguiu vaga em apenas 3 das oito edições do laboratório

17 ABR 2024 • POR TERO QUEIROZ • 09h37
Imagem principal
Icumam Lab acontece na Pousada Monjolo em Nerópolis, Goiás. Foto: Icumam

Roteiros de Mato Grosso do Sul foram descartados pela Comissão de Seleção da 8ª edição do Icumam Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste.

Conforme a lista de roteiros selecionados divulgada na 2ª.feira (15.abr.24), MS não terá representante nesta 8ª edição, que acontecerá de 5 e 12 de maio na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO).

Ao todo, foram selecionados 9 roteiros: 4 do Distrito Federal, 3 de Goiás e 2 do Mato Grosso.  

De acordo com a lista, dentre os habilitados estão 3 projetos de longas-metragens de ficção: Famigerada (GO), Divino (DF) e Uma Fresta (GO); 3 projetos de séries de TV de ficção: Luzes no céu (GO), Senhor dos afogados (MT) e Perícia psicológica (DF); e 3 projetos de documentários de longa-metragem: ‘Antropólogo Aprendiz’ (MT), ‘El-mar’ (DF) e ‘É só amor’ (DF). Leia abaixo os nomes dos diretores e produtores aprovados.

Ao todo, nesta edição, o Icumam recebeu 60 inscrições, sendo 35 projetos do Distrito Federal, 15 de Goiás, 6 do Mato Grosso e 4 do Mato Grosso do Sul. Os inscritos propuseram 50 projetos de longas-metragens (37 ficções e 13 documentários) e 10 séries de TV (7 ficções e 3 documentários). Não houve inscrições de propostas de série documental.

COMISSÃO E SELEÇÃO

Diretores e produtores à frente dos roteiros selecionados, ao longo de uma semana de imersão receberão consultorias individuais e coletivas de profissionais qualificados e renomados no mercado audiovisual, reconhecidos nacional e internacionalmente.

A Comissão de Seleção foi composta pela cineasta, produtora e curadora, Flavia Candida (leia a minibiografia); pelo professor cineasta, artista visual e pesquisador de cinema e audiovisual Rafael de Almeida (leia a minibiografia) e roteirista, documentarista e pesquisadora documental, Luana Rocha (leia a minibiografia). 

O Icumam sustenta que os projetos selecionados foram escolhidos a partir da qualidade técnica e artística, da factibilidade e da viabilidade de produção, além do potencial e da originalidade da proposta. O estágio de desenvolvimento e a qualidade dos materiais apresentados também foram considerados.

Procurada para comentar a ausência de Mato Grosso do Sul nesta edição, a criadora e diretora do 8º Icumam Lab, Maria Abdalla, disse que não falaria à imprensa sobre o assunto, por acreditar que quem deve fazê-lo são os membros da Comissão de Seleção. Por e-mail, enviamos duas perguntas relacionadas à ausência de MS para serem repassadas à Comissão de Seleção e aguardamos futuros posicionamentos.

PRESENÇA DO CENTRO-OESTE NO ICUMAM

Ao longo das oito edições, o estado mais contemplado no Icumam Lab foi Goiás, tendo aprovados 28 projetos distribuídos nas seguintes edições:

O site oficial do Icumam Lab não disponibilizou a lista de projetos selecionados na 4ª edição que ocorreu em 2017, portanto, nosso levantamento pode ser impreciso sobre esta edição. 

Dentro das oito edições levantadas pelo TetarineTV, o segundo mais contemplado foi o Distrito Federal, tendo 26 projetos aprovados. Confira:   

Sendo assim, DF e GO conquistaram 54 consultorias dentre as 68 oferecidas pelo Icumam. Isso significa cerca de 80% das consultorias oferecidas ao longo dos oito anos. 

No período, Mato Grosso (MT) é o terceiro estado mais contemplado no Icumam tendo sido contemplado em cinco de 8 edições, com 9 projetos selecionados. Isso representa cerca de 14%. Confira:

Nos oito anos, MS esteve apenas três vezes no Icumam com 4 propostas, são elas:

O número acima representa a presença de projetos de MS em 5,7% do Icumam nas oito edições.  

OS 9 PROJETOS SELECIONADOS PARA O 8º ICUMAM LAB

@@NOTICIA_GALERIA@@

LONGAS-METRAGENS DE FICÇÃO

SUPLENTES:

SÉRIE DE TV DE FICÇÃO

SUPLENTES

DOCUMENTÁRIOS

LONGAS-METRAGENS

SUPLENTES

Série de TV de documentário

NÚMERO GERAIS DO ICUMAM LAB

De acordo com o laboratório, dos projetos que passaram pelas consultorias, 28 estão em diferentes etapas de produção e finalização, e alguns já foram distribuídos e exibidos no circuito de festivais e comerciais.

Ao longo das suas edições o Icumam contou com a participação de 123 diretores e produtores, 30 tutores, 20 palestrantes, 15 integrantes de comissão de seleção, 18 palestras e mais de 2.329 inscritos em palestras até a última edição.

CONSULTORIAS

Os projetos selecionados para esta oitava edição receberão consultorias da equipe de tutores formada por sete tutores, profissionais altamente qualificados no mercado audiovisual nacional e internacional. São elas e eles:

  1. Fernanda de Capua (roteirista, diretora e produtora audiovisual) - Leia a minibiografia da mentora;
  2. Letícia Simões (roteirista e diretora) - Leia a minibiografia da mentora;
  3. Maíra Bühler (diretora e roteirista) - Leia a minibiografia da mentora;
  4. Maíra Oliveira (roteirista e diretora) - Leia a minibiografia da mentora;
  5. Mylena Mandolesi (produtora) - Leia a minibiografia da mentora;
  6. Rafael Sampaio (produtor) - Leia a minibiografia do mentor;
  7. Rodrigo Letier (produtor) - Leia a minibiografia do mentor.

FINANCIAMENTO

O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocínio Rodonaves Transportes, conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.