San representa MS em um dos maiores eventos de Graffiti do mundo
Artista busca apoio coletivo para custear permanência no festival
11 ABR 2024 • POR TERO QUEIROZ • 19h18O artista sul-mato-grossense, Sanderley Sabergue, conhecido como San, estará na 9º Edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti em Curitiba na 6ª.feira (12.abr.24) em que estarão reunidos 400 artistas do mundo inteiro.
Arte Educador e Agente Cultural, Coordenador e idealizador do @campaograffiti e proprietário da marca @screewartvestuario, San foi selecionado para representar o Mato Grosso do Sul nesse que é considerado um dos maiores eventos da cultura Hip Hop do mundo.
De acordo com o artista, participar do festival o proporcionará a oportunidade de intercâmbio cultural, troca de experiências e aprimoramento técnico ao lado de outros artistas renomados.
No entanto, para custear sua estadia e participação no evento, San busca apoio da comunidade e de possíveis patrocinadores. Suas telas também estão à venda para quem quiser adquirir para ajudar ele a se manter os de 12 a 14 de abril no festival.
O artista segue em busca de apoio financeiro para cobrir os custos de viagem e estadia durante o evento.
Para contribuir ou obter mais informações sobre como apoiar esse talentoso artista sul-mato-grossense, entre em contato pelo Instagram @sanderleysabergue ou pelo telefone 67 98429 9841. Confira na galeria algumas telas de San e seu traço marcante de Graffiti:
Em entrevista exclusiva ao TeatrineTV, San compartilhou sua expectativa e a importância desse festival para sua carreira e para a representatividade artística do Mato Grosso do Sul. "Estou muito animado e honrado por representar nosso estado nesse encontro tão importante. É uma chance única de mostrar nosso trabalho para o mundo e aprender com tantos artistas talentosos", afirmou. Leia a íntegra da entrevista abaixo.
Além de representar sua arte nas paredes de Curitiba, San pretende levar consigo não apenas sua criatividade, mas também o orgulho e a cultura do Mato Grosso do Sul. "Minha inspiração vem das raízes indígenas e da observação do mundo ao meu redor. Espero compartilhar essas influências e trocar experiências valiosas com os colegas durante o festival", acrescentou.
Confira a entrevista com San abaixo:
TEATRINETV: Sanderley, como você se sente por ter sido selecionado para participar de um festival internacional de graffiti em Curitiba representando o Mato Grosso do Sul?
SANDERLEY SABERGUE: Foram 4 meses de inscrição e seleção, e me sinto feliz por essa edição o Mato Grosso do Sul fazer parte e ser lembrado. A galera luta muito pela cultura aqui, seja no graffiti ou outras vertentes.
TTV: Quais são suas expectativas para esse evento e o que espera alcançar com essa experiência?
SAN: Espero vivenciar uma experiência de conexão e intercâmbio, melhorar técnicas, atualizar materiais e trazer para Campo Grande novas informações.
TTV: Como você está se preparando para o festival? Quais são os desafios e oportunidades que espera encontrar?
SAN: O desafio é sempre o recurso para poder viajar, sempre é muito esforço. Nossas instituições que falam muito sobre ajudar artistas de MS não vêm cumprindo com os discursos. A oportunidade é sempre fazer arte e continuar se esforçando muito para manter o sonho.
TTV: Pode nos contar um pouco sobre seu estilo artístico e as obras que está vendendo para arrecadar recursos?
SAN: Uso quadros recicláveis encontrados nas ruas e recrio obras regionais. Em Campo Grande, muita arte é jogada nas ruas. Meu estilo são figurativos abstratos e releituras que venho estudando mais.
TTV: Como o graffiti e a arte de rua são percebidos em sua comunidade e como você acha que eventos como esse podem impactar a cena local?
SAN: Eventos como esse trazem novas informações e mostram uma forma mais organizada de realizar um trabalho sério. Cada transformação no local é uma semente sendo construída. A comunidade está pouco a pouco entendendo essa comunicação e aprovando conforme suas expectativas.
TTV: Quais são os maiores desafios que os artistas de graffiti enfrentam hoje em dia e como você acredita que esses desafios podem ser superados?
SAN: Seriedade e posicionamento na linguagem são fatores que desbravamos. Hoje, o movimento se organiza por si só e não espera muito das instituições. O movimento precisa crescer e adentrar outros caminhos. Acredito sempre nos estudos e na comunicação que estamos desenvolvendo e criando dentro da área.
TTV: Além de participar do festival em Curitiba, quais são seus planos futuros na área da arte urbana e graffiti?
SAN: Pretendo continuar na área de forma educacional, contando histórias através da tinta.
TTV: Quais são suas inspirações e influências artísticas que moldam seu trabalho?
SAN: Me inspiro no movimento indígena, na observação do mundo e no estilo latino.
TTV: O que você espera aprender e compartilhar com outros artistas durante o festival internacional de graffiti em Curitiba?
SAN: Espero aprender sobre arte, adesivos, técnicas, alegrias e vivências do graffiti, algo inexplicável.
TTV: Como as pessoas interessadas podem apoiar sua participação no festival e adquirir suas obras de arte?
SAN: Podem entrar em contato comigo pelo Instagram @sanderleysabergue ou pelo telefone 67 98429 9841.
STREET OF STYLES
Neste ano, o festival recebeu um número recorde de inscrições, totalizando 4.217 candidaturas de 26 estados brasileiros e 51 países, resultando em uma das seleções mais desafiadoras até o momento para os organizadores.
Dentre os 400 participantes selecionados, há representantes de 43 países, abrangendo 26 estados do Brasil, além de 102 artistas da região metropolitana de Curitiba e 93 mulheres, tanto do Brasil quanto do exterior.
Segundo os organizadores, o objetivo do festival foi criar um ambiente diversificado e inclusivo, reunindo uma ampla variedade de estilos que abrangem desde a nova até a velha escola do graffiti. "Além disso, houve um esforço para descentralizar a participação, envolvendo artistas de capitais e também do interior dos estados, e ampliar a representação feminina no evento, visando promover o intercâmbio cultural", garantiu a organização.
"Para aqueles que foram selecionados, o festival oferece uma oportunidade única de troca de experiências, contatos e momentos significativos. No entanto, os organizadores enfatizam que a não inclusão na lista final não reflete necessariamente na qualidade do trabalho dos artistas, pois muitos talentos ficaram de fora devido ao grande número de inscrições", observaram.
O festival destacou ainda que a cena do graffiti é vasta e repleta de talentos, e o Street of Styles é apenas uma peça importante nesse cenário. "Mesmo para aqueles que não foram selecionados, a participação no evento pode enriquecer suas experiências artísticas e pessoais", defenderam.
PROGRAMAÇÃO
A 9ª edição do Street of Styles acontecerá de 12 a 14 de abril na Praça Menonita, em Curitiba (PR). A entrada é gratuita.
Nesta edição o Street of Styles está sendo realizado em colaboração com a Semana Jovem de Curitiba, e portanto oferecerá atividades que vão além do graffiti, proporcionando oportunidades diversas para jovens talentos da cidade se expressarem.
O destaque do evento é o "Palco Talento Jovem", uma plataforma que oferecerá aos jovens de Curitiba a oportunidade de mostrar suas mais diversas formas de expressão artística. Além disso, o "Palco Street of Styles" apresentará um circuito musical que celebra a brasilidade dos estilos musicais urbanos, com 20 horas de shows. Entre os artistas que se apresentarão, destacam-se Pecaos e Cassol (Curitiba), Nick Brown (Natal), Offclã (Acre), Central Sistema de Som (Curitiba), DJ Medusa e Babs (Curitiba) e Fábio Salgueiro com sua banda (Curitiba).
A programação também inclui a "Arena Breaking", uma competição de dança de rua em uma arena de 100m² com modalidades 1vs1 masculino, 1vs1 feminino e 3vs3 misto. Já a "Arena Rima" será o palco das batalhas de rimas, com participantes selecionados em um circuito estadual de batalhas.
Os amantes do skate poderão também aproveitar o "Circuito Original Skate" na tradicional pista da "Meno", onde competirão em seis categorias, desde a mirim até a master.
Além disso, haverá a "Feira Jovem", uma feira de serviços com 250m², organizada pela Juventude de Curitiba em Ação, que reunirá diferentes iniciativas em prol do protagonismo jovem, enfatizando o papel dos jovens como agentes de transformação e protagonistas de suas próprias histórias.
O evento também oferecerá workshops gratuitos de graffiti, espaço kids, áreas de lazer e espaços esportivos para prática de basquete e futebol, proporcionando uma experiência diversificada e enriquecedora para todos os participantes.