'Pop & Poesia' chega aos alunos do EJA na periferia de Campo Grande
Última apresentação do projeto ocorre nesta 6ª.feira no Jardim Noroeste
5 ABR 2024 • POR TERO QUEIROZ • 14h05O projeto 'Pop & Poesia', liderado pelos músicos Ju Souc e Jerry Espíndola, finaliza nesta 6ª.feira (5.abr.24), sua série de apresentações para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Campo Grande (MS).
A última escola a ser contemplada com apresentação músical será a Profª Ione Catarina Gianotti Igydio (Jardim Noroeste), que recebe o show às 19h de hoje.
Com o objetivo de valorizar a cultura regional, o projeto que iniciou em 2 de abril com apresentação no na Escola Municipal Thomaz Guirardelli (Parque Lageado). Em 3 de abril aconteceu na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva). Já na 5ª.feira (4.abr) esteve na Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão (Parque Novo Século).
Ju Souc contou que, nas escolas, têm tido muita receptividade e, por diversas vezes, os alunos cantaram e brincaram. “Tem sido maravilhosa a experiência. Uma troca de conhecimento que, diante da diversidade de público, idades diferentes, desde jovens até pessoas idosas cantando junto, e alguns só observando e absorvendo a nossa música”.
Para quem faz parte desta etapa do projeto, como os diretores André Moretti (Escola Thomaz) e Orlando Peralta (Consulesa), a expectativa é das melhores já que é “importantíssimo levar a música e a cultura regional aos alunos da EJA, especialmente, aqueles na faixa etária dos 15 aos 25 anos. São jovens, que perderam o tempo certo de escolaridade por vários motivos. E quando você perde isso, muitas das vezes perde o acesso à cultura”, considerou Moretti.
“A avaliação desse projeto é muito positiva e de extrema relevância porque valoriza o aluno da EJA. Muitos não tiveram a oportunidade de estudar, são pais e avós de família. A proximidade com os artistas é o momento em que o aluno tem para estar em contato com a cultura regional, saber a origem das músicas e conhecer mais do próprio Estado”, acrescentou Peralta.
Opiniões essas que se alinham com quem já teve a oportunidade de receber a iniciativa. “Na AACC/MS foi uma experiência maravilhosa porque trazer músicas para nossos assistidos, nesse processo do adoecimento, uma doença tão grave como o câncer, é uma ação magnífica porque traz alegria e prazer de viver. E, com músicas regionais melhor ainda , pois lembram de suas cidades, origens e cultura”, avaliou a presidente e fundadora da Associação das Crianças com Câncer de MS, Mirian Comparin.
De Délio e Delinha, Almir Sater, Paulinho Simões, Geraldo Rocca, Tetê Espíndola até músicas autorais dos próprios proponentes do projeto, a playlist tem envolvido o público, como explica Jerry Espíndola.
“O que marca dessa vez é que estamos fazendo para alunos do EJA que é mais variado, com a presença da terceira idade, por sinal muito animados com a apresentação”, enfatizou o músico que viu no trabalho a oportunidade de estender para mais pessoas. “Estar na AACC foi algo gratificante. Uma instituição que realiza um trabalho ímpar na ajuda das famílias que têm crianças com câncer”.
O projeto cultural foi contemplada no edital e recebeu R$ 35 mil da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura, gerenciada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur). Eis a íntegra.