Logo TeatrineTV

PROGRAMA GOYAZES

Órgão de tubos de 1947 é restaurado em Goiás

Instrumento musical estava inativo há mais de 15 anos

28 MAR 2024 • POR ALY FREITAS • 11h26
Imagem principal
Foto: Divulgação

O primeiro órgão de tubos do estado de Goiás será reinaugurado durante a Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, marcada para ocorrer às 19h desta 5ª.feira (28.mar.24), no Santuário Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Goiás (GO). A entrega do instrumento coincide com a celebração dos 140 anos da presença dos frades dominicanos no estado.

A restauração, feita pela empresa Daniel Gazzaniga Rogatto Órgãos de Tubos, em São Paulo, durou cinco meses e ocorreu por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), tendo a empresa Equatorial Energia como patrocinadora. Foram reconstruídos o fole, feito de pele de carneiro e realizados o conserto e o revestimento dos tubos, das canaletas e do teclado, além da remoção de cupins, custando R$ 184.157,82 aos cofres públicos. 

Na cerimônia desta noite, o órgão será tocado pela professora Consuelo Quireze, da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), e contará com apresentação de um coral com 50 vozes regido pelo maestro Sebastião Curado.

O órgão de tubos da Igreja do Rosário foi encomendado em 1947 por Dom Frei Cândido Penso, que na época era bispo da Prelazia de Santana da Ilha do Bananal, na Itália. Considerado um dos primeiros órgãos de tubos no Brasil, o instrumento tem grande valor histórico e cultural para o estado de Goiás, tendo ficado inativo há mais de 15 anos, devido aos problemas estruturais. Com a restauração, a igreja poderá retomar com a música sacra em suas celebrações.