Logo TeatrineTV

MINIBIOGRAFIA

Letícia Simões- roteirista e diretora

22 MAR 2024 • POR REDAÇÃO • 13h25
Imagem principal
Letícia Simões.

Letícia Simões nasceu em Salvador, em 1988. Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas, na London Art Academy. Mestra em Cine-Ensaio pela Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba e Mestra em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense.

Como diretora e roteirista, assina a trilogia de longas-metragens sobre literatura brasileira "Bruta Aventura em Versos”, “Tudo vai ficar da cor que você quiser" e “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva”; e o documentário autobiográfico “CASA”. Em 2021, lançou seu quinto longa-metragem, o documentário “Nós”. 

“Bruta Aventura em Versos”, de 2011, foi selecionado para o Festival do Rio de Janeiro, a Mostra de São Paulo e a Mostra de Tiradentes, dentre outros. "Tudo vai ficar da cor que você quiser" recebeu Menção Honrosa no Noida Festival (Índia) e foi escolhido Melhor Documentário no Cinélatino Toulouse 2015 (França). 

Seu terceiro longa-metragem “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva”, estreou na competição do 30º Cinélatino Toulouse, e foi o único representante brasileiro. No Brasil, o filme esteve na mostra Outros Olhares, do  7º Olhar de Cinema, onde recebeu os prêmios de Olhares Brasil de melhor Longa-Metragem e Looke de distribuição. Na Semana de Cinema 2018, “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva” foi escolhido Melhor Filme pela Crítica e Melhor Filme pelo Júri. 

“CASA” estreou no Olhar de Cinema de Curitiba, onde recebeu o prêmio de Melhor Filme pela Crítica. Em seguida, esteve na mostra competitiva do Festival de Vitória, onde foi escolhido Melhor Filme. Em sua trajetória de festivais, esteve nas mostras competitivas da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Panorama Coisa de Cinema, Mostra de Cinema de Gostoso e Festival do Rio. Sua estreia internacional foi na competitiva do Festival de Havana. 

“Nós” estreou no 44º Festival Guarnicê de Cinema e foi escolhido como filme de encerramento do Olhar de Cinema 2021. Também integra as mostras competitivas do Panorama Coisa de Cinema e do Festival de Havana. 

Como roteirista, trabalhou em séries e longas-metragens, escrevendo para Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Sérgio Machado, Heloisa Passos, Marcelo Lordello, Roberta Marques, João Miller Guerra & Filipa Reis e João Miguel. Como consultora de roteiro, esteve presente em projetos de Safira Moreira, Elisa Pessoa, Camila Dutervil, Mariah Teixeira e Rafael Todeschini. 

Como professora de Roteiro para Documentário, deu aulas na Faculdade Hélio Alonso, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na Casa do Caderno Rosa, na Universidade Federal de Goiás e no Porto Iracema das Artes.