Logo TeatrineTV

RAP INDÍGENA

Brô MC,s fará show na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Considerado o 1º grupo de rap indígena do Brasil é convidado do MinC

5 MAR 2024 • POR TERO QUEIROZ • 15h40
Imagem principal
Brô MC's foi atração na 4ª Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul (CNC). Foto: Tero Queiroz

O primeiro grupo de rap Indígena do Brasil, Brô MC’s, de Dourados (MS), é uma das atrações musicais da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que teve início na 2ª.feira (4.mar.24) e acontece até 8 de março em Brasília (DF).

Convidados pelo Ministério da Cultura (MinC), os Brô se apresentam às 13h da 5ª.feira (7.mar.24), no Palco Multicultural. O grupo é o único a compor a programação artística do principal evento político-cultural desta década. 

Morador da Aldeia Bororó, localizada em Dourados (MS), indígena Guarani Kaiowá que integra o Brô MC’s, Kelvin Mbaretê, revelou que o grupo deve apresentar músicas de um novo álbum que ainda será lançado. “A gente está levando novidades do nosso próximo disco que será lançado em breve. A gente tá levando esse novo estilo dos derivados do boom bap. Então, a gente vai apresentar o Drill, Trap e o boom bap também. As músicas são todas nossas, direitos autorais nossos. E são essas novidades que a gente vai estar apresentando para a galera lá, para já estar conhecendo as músicas novas do próximo disco (sic)”, adiantou. 

Além de Mbaretê, compõe o Brô MC's Bruno Veron, Clemersom Batista, Charlie Peixoto e o e DJ Jhon. A produtora do grupo é Fabi Fernandes.

Apesar de serem um dos grupos mais importantes coletivos de artistas de Mato Grosso do Sul, inclusive com convites diretos do MinC, os Brô estão indo à Capital Federal de carro, já que não conseguiram integrar a comitiva de 40 delegados que saiu de MS com destino a CNC.

A reportagem apurou que, como o convite do MinC ocorreu na última semana, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), não conseguiu superar os entraves da lentidão burocrática para conseguir transporte aéreo e estadia para os Brô MC’s, em Brasília. “Ela [produtora do Brô] entrou em contato telefônico na 6ª.feira (1.mar.24). Eu não consigo nem abrir um processo a tempo de fazê-los viajar, sempre que eu posso ajudo em condicional para caras, o Brô MC’s é referência para nós, mas infelizmente dessa vez não conseguimos ajudar”, explicou Eduardo Mendes, chefe da FCMS, que está com a Delegação em Brasília.

Além do grupo sul-mato-grossense, na 5ª.feira a partir das 13h também devem se apresentar no Palco Multicultural: Cypher com Udi Santos (BA), Jéssica Caitano (PE) e Dj Janna (DF).

ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA 4ª CNC

PALCO DA DIVERSIDADE 

04/03 (segunda) 

05/03 (terça) 

06/03 (quarta) 

07/03 (quinta) 

08/03 (sexta) 

PALCO MULTICULTURAL 

04/03 (segunda) 

05/03 (terça) 

06/03 (quarta) 

07/03 (quinta) 

10h às 12h30 - Lançamentos de Livros; 
13h - Cypher com Udi Santos (BA), Jéssica Caitano (PE), Brô MC’s (MS), Dj Janna (DF); 
15h às 20h - Lançamentos de Livros.