Ao Vivo: abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura
Com o tema 'Democracia e Direito à Cultura', a 4ª CN segue até 8 de março de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
4 MAR 2024 • POR TERO QUEIROZ • 12h16A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) terá sua abertura oficial às 18h desta 2ª.feira (4 de março de 2024), em Brasília (DF). Assista ao vivo:
O evento promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Conselho Nacional de Política Cultural, contará com a presença do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", a 4ª CN segue até 8 de março de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Isso marca o retorno após 10 anos e espera reunir cerca de 4 mil participantes de todo o Brasil, do maior encontro político-cultural do país.
Além da cerimônia de lançamento, o primeiro dia da conferência incluiu atividades artísticas, reunião do Conselho Nacional de Política Cultural, Encontros Nacionais Setoriais e de Gestores, e o início do Festival da Cultura, com a cantora Fafá de Belém e Johnny Hooker como atrações principais.
As delegações já estão em Brasília. Os participantes foram divididos em três categorias: delegados (com voz e voto), convidados e observadores (ambos sem voz e voto).
Leia sobre a IV CONEC MS:
-
"Uma Conferência de Cultura anual seria o ideal", diz Romilda Pizani
-
"Falta formação e mapeamento", diz Edu Mendes, chefe da FCMS
-
"Um certo amadorismo", diz Paulo Carvalho sobre a 4ª Conferência de Cultura em MS
-
"Cultura não pode ser usada como palanque político", diz Fernando Cruz
-
'Interiorização' marca abertura da IV Conferência de Cultura em MS
Segundo o MinC, a 4ª CNC visa garantir a inclusão e democratização cultural, abordando seis eixos temáticos essenciais, como Institucionalização, Participação Social, Diversidade Cultural, Economia Criativa e Direito às Artes.
Durante a 4ª CNC, serão debatidas políticas públicas culturais e estabelecidas diretrizes para o novo Plano Nacional de Cultura, orientando a pasta nos próximos anos.
A programação inclui atividades diversificadas, como apresentações artísticas, debates e rodas de capoeira, bem como o Festival da Cultura e o Palco Multicultural, enriquecendo a experiência dos participantes.