Logo TeatrineTV

VIII PANTALHAÇ@S

Abertas inscrições ao edital da "Mostra de Palhaç@s do Pantanal 2024"

Podem submeter propostas à Mostra, artistas e grupos do Brasil e de países da América do Sul

23 FEV 2024 • POR TERO QUEIROZ • 16h11
Imagem principal
Estão abertas as inscrições para o edital da Mostra de Palhaç@s do Pantanal 2024. Foto: Vaca Azul

Estão abertas até 15 de março de 2024 as inscrições para o edital de seleção de atrações à “VIII Pantalhaç@S - Mostra de Palhaç@S do Pantanal”, que acontece de 29 de maio a 02 de junho de 2024 em Campo Grande (MS). Eis a íntegra do edital em Português e em Espanhol.

A mostra é criada e organizada pelos grupos campo-grandenses ‘Circo do Mato - Grupo de Artes Cênicas’ e Flor e Espinho Teatro.

A Comissão Organizadora da Mostra, desde a primeira edição em 2008, é composta por Laila Saad Pulchério, Anderson Carlos de Lima e Mauro Alves Guimarães. 

Segundo o edital, a Mostra dedicada exclusivamente à arte dos palhaços, selecionará 12 espetáculos, sendo 5 do estado, 5 de outros estados do Brasil e 2 da América do Sul. “Nosso foco é sempre a palhaçaria, reunir artistas vindos de locais diferentes, do Estado, do Brasil e de outros países, promovendo um belo intercâmbio e aprendizado entre artistas e proporcionando ao público conhecer e se divertir com as diversas formas do fazer artístico”, explicou Laila.

Além de apresentações, a Mostra oportuniza oficinas visando não só a divulgação da palhaçaria, mas também a formação de novos artistas e aprimoramento dos profissionais existentes. “A princípio, as oficinas são oferecidas para quem tem interesse na arte da palhaçaria. O que não impede de oferecermos oficinas para artistas que já atuam, que já tem experiência. O que já ocorreu na última edição, por exemplo, João Lima (BA) ministrou oficina de montagem de números, esta foi oferecida para quem já tinha algum trabalho”, lembrou a organizadora.

Ainda de acordo com o edital, somente podem submeter propostas à Mostra, artistas e grupos do Brasil e de países da América do Sul. Os espetáculos devem explorar a palhaçaria e estar alinhados com o conceito do evento, mas não há limitação de formatos. “Nunca priorizamos formatos específicos de espetáculos, procuramos trazer bons trabalhos é importante dizer que caibam dentro dos recursos do projeto”, pontuou Laila.

As inscrições são exclusivamente online. Quem quiser se inscrever deve preencher a ficha de inscrição CLICANDO AQUI. A confirmação da inscrição será enviada em resposta ao formulário preenchido.

Os valores de cachês serão negociados entre os selecionados e os contratantes.

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato por meio do telefone 055 67 99912-1420 (WhatsApp) ou pelo e-mail: pantalhacos@gmail.com.

FINANCIAMENTO 

Neste ano, a Mostra não é financiada pelo Fundo Municipal de Incentivos Culturais de Campo Grande (FMIC), o mais recorrente mecanismo de financiamento do projeto, devido ao calote da prefeita Adriane Lopes nos editais públicos culturais da cidade

Apesar disso, a Mostra conseguiu ser contemplada com R$ 225.000,00 do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), da Fundação de Cultura (FCMS), lançado em 2022, mas que no entanto só foi pago no final de 2023. Eis a íntegra.   

IMPACTO 

Espetáculo com Pepe Ñunez - Espanha/Brasil  - Teatro de Arena da Orla Morena 2018. Foto: Laila PulchérioEspetáculo com Pepe Ñunez - Espanha/Brasil  - Teatro de Arena da Orla Morena 2018. Foto: Laila Pulchério

Na última edição, em 2019, participaram da Mostra 363 trabalhadores (artistas, equipe, oficineiros, participantes da palhasseata). 

Ao todo, segundo a organização, a Mostra atinge um público médio de 9.857, seno: Oficinas (67 pessoas); Mesas de diálogos (70 pessoas); Espetáculos (7.650, estimado); Palhasseata (2.000, estimado) e Encerramento oficina de palhaço (70 pessoas).