'Gigantes' da música de MS levam Fronteira Guarani à Curitiba
'Pela primeira vez, esses artistas se apresentarão juntos no mesmo palco', observou Jerry Espíndola
2 FEV 2024 • POR REDAÇÃO • 18h51Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos — todos artistas da música sul-mato-grossense — estreiam, às 20h desta 6ª feira (2.fev.24), o projeto musical Fronteira Guarani, com apresentação na Caixa Cultural Curitiba, no Paraná.
Essa é a primeira vez que esses artistas de diferentes gêneros musicais (polca, rock, guarânia, reggae e rap em guarani) sobem ao palco juntos.
O idealizador do projeto, Jerry Espíndola, disse que em Fronteira Guarani os sul-mato-grossenses compartilham uma sonoridade unificada e bastante singular da música brasileira.
O setlist do show inclui composições com letras que destacam o modo de vida dos povos fronteiriços de Mato Grosso do Sul, conscientizam sobre os biomas Pantanal e Cerrado e expressam preocupações sobre a violência contra mulheres, povos indígenas e afro-brasileiros.
Alzira E é uma das pioneiras da música de fronteira. Suas músicas foram gravadas por nomes notáveis da Música Popular Brasileira.
Alzira é referência para muitos artistas, inclusive para Hermanos Irmãos, formado por Jerry Espíndola, Márcio De Camillo e Rodrigo Teixeira. O trabalho do trio tem como foco a releitura dos clássicos da música regional mato-grossense e suas composições exploram o universo da métrica tripla comum a toda a fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Os Brô MCs, composto por Bruno Veron, Clemersom Batista, Charlie Peixoto, Kelvin Mbaretê e DJ Jhon, e a artista do reggae Marina Peralta devem apresentar um show em que incorporam batidas de rap e cadências de reggae ao universo musical sul-mato-grossense.
Marina ficou mundialmente conhecida pelo hit 'Só Agradece', que somente no YouTube acumula 4,6 milhões de views.
Já os Brô MCs são reconhecidos como o 1º grupo de rap indígena do Brasil. Suas letras, cantadas em português e guarani, retratam a realidade indígena da fronteira brasileira, especialmente das comunidades Guarani Kaiowá de Jaguapiru e Bororó, onde vivem os integrantes do grupo em Dourados (MS). Em 2022, os Brother MCs fizeram uma participação especial no videoclipe 'Demarcação' de Marina Peralta e ganharam outros parceiros importantes como o DJ Alok e o rapper Xamã.
Os ingressos para os shows custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).