'Dom Casmurro' de MS e 'Morto Vivo' de SP em cartaz no fim de semana
Companhia sul-mato-grossense celebra dez anos de trajetória com sessões de espetáculo premiado e teatro de bonecos
2 FEV 2024 • POR TERO QUEIROZ • 11h46O Coletivo de Artistas do Grupo Casa apresenta, nesta 6ª.feira (2.fev.24) e no sábado (3.fev), a peça teatral "Dom Casmurro", uma adaptação do romance de Machado de Assis de 1899. Em ambos os dias acontecerão duas sessões, às 19h e às 20h30, na sede do grupo, na Rua Visconde de Taunay, 306, no Bairro Amambai, em Campo Grande (MS). A classificação é Livre.
De acordo com o Coletivo, as sessões fazem parte de uma programação em celebração aos dez anos de atividade do grupo na Capital sul-mato-grossense.
A peça "Dom Casmurro" conta a história de amor e infortúnios de Bento Santiago (Ligia Prieto), que retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e a história do amor e desventuras com sua amiga de infância Capitu (Amanda Pessoa). Além disso, são abordados temas como misoginia e racismo no texto adaptado.
Uma banda musical também integra a peça, com Leonardo de Castro, Isabela Lopes, Leonardo de Medeiros e Caroline Mazeto. A montagem conta com letras autorais.
Vencedor do prêmio de melhor espetáculo no Festival FEMA (SP) 2020, "Dom Casmurro" foi construído online durante a pandemia de Covid-19 e depois ganhou os palcos de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Os ingressos deve ser adquiridos pelo número (67) 9 9618-2852.
FICHA TÉCNICA:
- Direção, Dramaturgia e Produção Executiva – Ligia Tristão Prieto;
- Elenco – Amanda Pessoa e Ligia Prieto;
- Músicos – Leonardo De Castro, Isabela Lopes e Leonardo de Medeiros e Caroline Mazeto;
- Iluminação – Fernando Averaldo;
- Figurino - Kelly Figueiredo;
- Produção Geral – Grupo Casa.
MORTO VIVO
Também na sede do Grupo Casa, no domingo, 4 de fevereiro, o grupo Badaiá apresenta o espetáculo de teatro de bonecos “Morto Vivo”, na sede do Grupo Casa. Serão duas sessões, às 10h e às 16h.
De Ribeirão Preto (SP), os artistas Augusto Figliaggi e Elaine Guarani desembarcam na Capital de MS para encenar a história de um menino, que tem medo de fantasmas, e conhece uma caveirinha, que tem medo de pessoas.
No começo eles se estranham, mas aprendem a vencer seus medos e preconceitos até construírem uma amizade sincera. Em cena, dois bonecos mostram, de forma educativa, a importância da empatia, da tolerância e do respeito às diferenças.
O espetáculo faz uso de bonecos desenvolvidos com materiais de baixo custo, basicamente papelão e papel, para dialogar com a ideia de que a inventividade que a arte possui pode usufruir de materiais menos agressivos ao meio ambiente, como resinas e plásticos. E a manipulação das personagens é uma mescla entre a técnica do "fantoche" com a manipulação direta. Todo o espetáculo é bem brincante, cômico... Com muito jogo com a plateia" explica Elaine Guarani, uma das manipuladoras dos bonecos.
FICHA TÉCNICA:
- Texto: Augusto Figliaggi e Cristian dos Santos;
- Elenco, criação dos bonecos, cenografia e direção: Augusto Figliaggi e Elaine Guarani;
- Preparação musical: Daniel Ramalheira;
- Técnico de luz e áudio: Rafael de Barros;
- Consultoria de manipulação de bonecos: Abel Saavedra.
CURSO DE TEATRO
O Grupo Casa oferece um curso de teatro para crianças, adolescentes e adultos, dividido em cinco turmas.
Ao longo das aulas, os alunos devem passar por três processos de apresentação, incluindo leitura em cena, texto em cena e montagem. O método inclui jogos e exercícios cênicos para ajudar na compreensão da criação consciente. Veja a diretora do Coletivo, Ligia Prieto falando sobre as etadas pedagógicas dos cursos:
O valor mensal é de R$ 160,00 e a matrícula para 2024 é de R$ 60,00.
Eis as turmas abertas para cursos livres de teatro no Grupo Casa:
- Turma Passarinho - crianças de 3 a 6 anos (Sábado das 9h às 10h);
- Turma Borboleta - crianças de 7 a 11 anos (Sábado das 14h às 15:30h);
- Turma Desafio - de 12 a 17 anos (Sábado das 16h às 18h);
- Turma Vivências I - de 18 a 49 anos (Terça das 19h às 21h);
- Turma Vivências II - de 50 a 1000 anos (Quinta das 19h às 21h).
As cinco turmas começaram as aulas simultâneamente em 15 de janeiro.
GRUPO CASA
Em 10 anos de trajetória, o grupo foi responsável pela formação teatral de mais de 1.000 estudantes e carrega no currículo a participação em mais 20 festivais e a produção de 40 espetáculos. Frequentemente, o coletivo organiza mostras de teatro para a infância e educação, seminários, encontros de pesquisas e trocas com artistas de outros estados.
SERVIÇO
O Grupo Casa fica na Rua Visconde de Taunay, 306, no Bairro Amambaí, Campo Grande (MS).
Mais informações podem ser obtidas AQUI.