Conheça o goiano Pedrinha Moraes, dono do hit top 1 do 'World Viral' Spotify
A música que o arremessou à fama foi desenvolvida há 10 anos
27 JAN 2024 • POR TERO QUEIROZ • 13h05Jaime Oliveira Moraes, mais conhecido pelo nome artístico Pedrinha Moraes – apelido dado pela avó quando ainda era bebê – é o dono do hit “Pí Po Po Po Ro Po”, que foi parar no top 1 da playlist “World Viral” do Spotify, em 11 de janeiro de 2022.
Nascido e criado em Mineiros, no sudoeste do Goiás, antes de se tornar DJ, Pedrinha foi agricultor, pedreiro e motorista.
A música que o arremessou à fama foi desenvolvida há 10 anos, mas foi catapultada para o mundo somente após um usuário da rede social TikTok a reproduzir. O vídeo, que trazia uma montagem humorística de uma performance no The Voice, acumulou mais de 47 milhões de visualizações e trouxe a música de Pedrinha para o primeiro plano. Eis o vídeo montagem feito pelo perfil mineiro 'uai.tocarizy':
@uai.tocrazy pi po po po ro po - Pedrinha Moraes #thevoicebrasil @Pedrinha Moraes638
som original - Podestourar
Então, Pedrinha lançou a produção no Spotify em 2022, subindo rapidamente ao topo das paradas e levando o artista ao centro das atenções. Eis o vídeo:
Citamos que a música foi ‘desenvolvida’, pois é um trabalho que usa a composição original 'Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)' de John Paul Larkin, mais conhecido por Scatman John. Ele foi um músico e cantor norte-americano que criou uma fusão única de scat singing e techno, e ganhou fama mundial com o "Scatman" em 1994.
A música Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop integrou um álbum eurodance lançado em 1995, projeto em que John abordava sua luta contra a gagueira e como a transformou em uma técnica de canto. “Todos gaguejam, de um jeito ou de outro. Não deixe nada te impedir. Se o Scatman consegue, você também. Todos estão dizendo que o Scatman gagueja. Mas ele nem sequer gagueja quando canta. Mas o que você não sabe, eu vou te dizer agora. Que o gaguejar e o cantar são a mesma coisa”, dizia uma tradução literal da letra original da música. Eis a música original:
Com a explosão mundial do hit, Pedrinha viu uma ascenção meteórica sobre seu trabalho, passando a receber diversos convites para apresentações nacionais e internacionais. “Triplicou o número de shows e mudou tudo. A gente está rodando o Brasil inteiro e com propostas até fora do país. Vamos gravar um DVD, vídeos com as músicas que eu já tenho gravadas, compor mais músicas, fazer clipe, essas coisas pra fortalecer mais o nosso trabalho”, contou Pedrinha.
Pedrinha contou que começou carreira artística no pagode, teve bandas, mas migrou para o forró, pensando na carreira a longo prazo. "Acabei me apaixonando pelo forró. Comprei um teclado menor, fui comprando outros melhores. Apaixonei e resolvi compor mais forró. Então, estou no ramo de e satisfeito".
Surpreso com tamanha repercussão, o artista considerou, no entanto, que está firme em seu propósito e aproveitará ao máximo a fama. “A gente nunca tá preparado para uma repercussão desse tamanho. Mas graças a Deus, eu sempre tive o pé no chão”, finalizou.
*Com g1.