Associação promove 'Chá da tarde' para ouvir demandas da população transgênero
Encontro ocorre em comemoração ao mês da visibilidade
22 JAN 2024 • POR ALY FREITAS • 18h41A Associação de Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul (ATMS), junto ao Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT, realizam à partir das 15h da próxima 4ª.feira (24.jan.24) o 'TransChá da Visibilidade', no terraço do prédio Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, em Campo Grande (MS). O evento é gratuito e aberto ao público.
O encontro acontece no formato de 'chá da tarde', com uma roda de conversa em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado na próxima semana. A ação tem foco na escuta das demandas da comunidade transexual e travesti para a elaboração de políticas públicas e conta com a participação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ e dos núcleos de Promoção e Defesa da Mulher e dos Direitos Humanos da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
"A idéia é tornar mais acessíveis as discussões sobre politicas públicas. Nada como um chá da tarde para celebrar uma data que é um marco na história de luta da população trans, e oportunizar o encontro para parcerias e articulações importantes para o fazer político e a garantia da plena cidadania à todas pessoas. Não é possível pensar em construção de políticas públicas sem a participação social", explicou Gabriella Antonietta, que coordena o Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+.
Para o secretário do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades de Mato Grosso do Sul (Ibrat-MS), Luan Henrique Silva, o encontro busca promover o diálogo e troca de vivências. "A ideia é tomar um chá da tarde entre pessoas trans e entre outras pessoas do movimento, falando sobre políticas públicas, mas o evento não é só pra pessoas trans, pode ir toda a comunidade LGBT", explicou.
VISIBILIDADE TRANS
Primeira árbitra trans com registro na Confederação Brasileira de Vôleivol (CBV) e primeira mulher trans no vôlei sul-mato-grossense, a coordenadora da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS), Mikaella Lima Lopes, falou ao TeatrineTV da importância do dia 29 de janeiro, quando é celebrado o Dia da Visibilidade Trans no Brasil.
"É uma data importante para conscientizar a sociedade sobre a realidade e os desafios enfrentados pela população transgênero. A importância dessa data está em promover a visibilidade e o respeito às pessoas trans, combatendo a discriminação e o preconceito que ainda existem em nossa sociedade".
Mikaella explicou que a data é fundamental para promover a conscientização, o respeito e a inclusão das pessoas trans na sociedade. "A população trans enfrenta diversos obstáculos, como a falta de acesso a direitos básicos, discriminação no mercado de trabalho, violência física e verbal, além de dificuldades no acesso à saúde e à educação. O Dia da Visibilidade Trans busca chamar a atenção para essas questões. Além disso, essa data também é uma oportunidade para celebrar as conquistas e os avanços alcançados pela comunidade trans, bem como para destacar a importância da luta pelos direitos e pela igualdade de gênero. É um momento de reflexão e de sensibilização da sociedade para a diversidade de identidades de gênero", esclareceu.
SERVIÇO
O Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, em Campo Grande (MS).
Mais informações podem ser obtidas no Instagram da ATMS.