Logo TeatrineTV

SESC DE MÚSICA

Orquestra Jovem de MS participa de um dos maiores eventos de música da América Latina

Evento conta com 46 professores de 13 nacionalidades

15 JAN 2024 • POR TERO QUEIROZ • 11h41
Imagem principal
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos.

Doze membros da Orquestra Jovem Sesc de Mato Grosso do Sul marcam presença no 12º Festival Internacional Sesc de Música, que ocorre em Pelotas, Rio Grande do Sul, de 15 a 26 de janeiro. O evento é considerado um dos mais importantes festivais de música de concerto da América Latina e reúne cerca de 400 alunos de várias regiões do Brasil e países da América do Sul.

Na ocasião, os músicos sul-mato-grossenses se juntam a alunos de outros estados para formar a Orquestra Jovem Sesc Brasil e participar das classes do Núcleo Social do projeto. Sob a direção de Geovane Marquetti, o grupo apresentará um espetáculo no palco do histórico Theatro Guarany no dia 24 de janeiro, às 20h30. Além disso, no dia 16, às 20h, o sexteto sul-mato-grossense, composto por músicos de violino, flauta, violoncelo e percussão, fará uma apresentação especial na Paróquia Santa Terezinha.

O evento conta com 46 professores de 13 nacionalidades, sob a direção artística do maestro Evandro Matté.

Os alunos poderão integrar a Banda e Orquestra Sinfônica Acadêmica e se apresentar em solos nos recitais diários que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O festival também oferece 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará pelos bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público.

O 12º Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave.

O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.