Orquestra Jovem de MS participa de um dos maiores eventos de música da América Latina
Evento conta com 46 professores de 13 nacionalidades
15 JAN 2024 • POR TERO QUEIROZ • 11h41Doze membros da Orquestra Jovem Sesc de Mato Grosso do Sul marcam presença no 12º Festival Internacional Sesc de Música, que ocorre em Pelotas, Rio Grande do Sul, de 15 a 26 de janeiro. O evento é considerado um dos mais importantes festivais de música de concerto da América Latina e reúne cerca de 400 alunos de várias regiões do Brasil e países da América do Sul.
Na ocasião, os músicos sul-mato-grossenses se juntam a alunos de outros estados para formar a Orquestra Jovem Sesc Brasil e participar das classes do Núcleo Social do projeto. Sob a direção de Geovane Marquetti, o grupo apresentará um espetáculo no palco do histórico Theatro Guarany no dia 24 de janeiro, às 20h30. Além disso, no dia 16, às 20h, o sexteto sul-mato-grossense, composto por músicos de violino, flauta, violoncelo e percussão, fará uma apresentação especial na Paróquia Santa Terezinha.
O evento conta com 46 professores de 13 nacionalidades, sob a direção artística do maestro Evandro Matté.
Os alunos poderão integrar a Banda e Orquestra Sinfônica Acadêmica e se apresentar em solos nos recitais diários que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O festival também oferece 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará pelos bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público.
O 12º Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave.
O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.