Logo TeatrineTV

"AQUIDANÇA"

Clarice Lispector e Cora Coralina inspiram espetáculo em Aquidauana

Espetáculo aborda as complexidades do amor, desafiando sua concepção tradicional

18 DEZ 2023 • POR ALY FREITAS • 16h45
Imagem principal
Foto: Divulgação

O projeto Aquidança Aquidauana, apresenta o espetáculo "É Amor?" às 20h de 2ª.feira (18.dez) e 3ª.feira (19.dez) na Concha Acústica da Praça dos Estudantes, em Aquidauana (MS) e 4ª. feira (20.dez) na Praça Central de Piraputanga (MS).

O espetáculo é inspirado nos poemas 'Saber viver', de Cora Coralina e 'Saudade', de Clarice Lispector. "O ballet gira em torno das sensações ligadas à saudade, ao rememorar, ao perdoar e ao estar junto. Amar não se limita apenas ao amor romântico; amamos a vida, as pessoas, a família e os amigos. A obra é uma jornada em três atos, desvendando a importância do convívio, a relevância de existir na vida do outro, não apenas como casal, mas como indivíduo", explicou o coreógrafo Diógenes Pivatto. 

Segundo o coreógrafo, o espetáculo aborda as complexidades do amor, desafiando a concepção tradicional e convidando o público a refletir sobre seu verdadeiro significado, destacando a gratidão, o perdão e o estar junto na vida de alguém.

"O Ballet retrata isso. É amor? é uma pergunta para si mesmo, o que é o amor para você hoje? A gente tem algumas respostas prontas para o que é o amor, porque tudo tem que ser belo e maravilhoso. Nas horas difíceis, poucas pessoas estão juntas. O espetáculo retrata um pouco disso, esse estar só, mas ao mesmo tempo sabendo que tem alguém que pode estar junto", concluiu Pivatto. 

O espetáculo é inspirado em poemas de Clarice Lispector e Cora CoralinaO coreógrafo Diógenes Pivatto é conhecido por trabalhar desde 1993 com a Ginga Cia de Dança. Foto: Estúdio 2 por 2/Divulgação

AQUIDANÇA  AQUIDAUANA

O projeto Aquidança Aquidauana foi idealizado por Mayara Martins e tem o objetivo de promover a apreciação e a prática da dança na comunidade local. Recentemente, o projeto trouxe a diretora artística da Cia Paulista de Dança, Adriana Assaf para ministrar a oficina 'Imersão Ballet Clássico' para cerca de 70 estudantes, que puderam aprimorar suas habilidades sob a orientação de uma das maiores referências do ballet no Brasil.

“Queríamos escoar esse tipo de projeto, que praticamente só acontece na Capital, trazer para o interior esses tipos de fomentos e ações. Na oficina foram mais de 70 bailarinos, tínhamos 50 vagas e tivemos que abrir mais para suprir a demanda”, contou Mayara. 

Este projeto foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 

SERVIÇO

A Concha Acústica da Praça dos Estudantes fica na Rua Teodoro Rondon, nº 723, em Aquidauana (MS)

A Praça Central de Piraputanga fica no centro do distrito de Piraputanga (MS).

Leia também: FIC-MS concentra milhões da cultura em 13,6% de projetos