Em 3 dias, festa da cultura japonesa arrecada 5 toneladas de alimentos
Ação cultural reuniu descendentes e admiradores em grande celebração da cultura nipônica
25 NOV 2023 • POR TERO QUEIROZ • 15h33Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB) organizou a 3ª edição do Festival do Japão MS, o maior festival de cultura japonesa do estado. O evento foi realizado no clube de campo da entidade e foi um grande sucesso, com milhares de pessoas presentes nos três dias de atividades culturais, shows, concursos, exposições, oficinas, lojas com produtos típicos e uma praça de alimentação que ofereceu diversos pratos da gastronomia japonesa.
Uma vertente social também foi abraçada nesta edição do festival, em que a entrada foi um quilo de alimento não perecível. Como resultado dessa ação, foram arrecadadas 5 toneladas de alimentos para o Cotolengo Sul-Mato-Grossense, um projeto em parceria com o Rotary Club Campo Grande. Comemorando os 115 anos da imigração japonesa, uma comunidade extensa e muito influente na cultura e no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, o evento reuniu tanto descendentes quanto admiradores dessa cultura, que tiveram muitas oportunidades de conhecer suas manifestações mais diversas.
A estudante Lívia Kamiya, de 18 anos, que tem avós vindos de Okinawa, estava vestida a caráter e levou toda a família e amigos para curtir o evento. "Eu vim ano passado pela primeira vez e me diverti muito, então fiquei esperando o ano inteiro para vir novamente". Sobre o que mais gostou, ela completou. "É difícil escolher uma coisa só. Acho que a praça de alimentação, por causa das comidas, e as apresentações também, como a de taiko".
Além do taiko (tambores japoneses), que sempre encanta o público presente, a programação contou com odori (danças folclóricas e clássicas), artes marciais como kenjutsu, karatê e judô, oficinas como a de origami (dobraduras) e a da tradicional cerimônia do chá, shows de música e de mágica.
Na praça de alimentação e nas lojas, o público conheceu e provou muitas opções gastronômicas japonesas doces e salgadas, além de bebidas como o sakê, condimentos e especiarias.
CONCURSO TEMÁTICOS
O evento contou também com diversos concursos, games e atividades de interação com o público. Na Arena Anime Show, o concurso de cosplay premiou cinco ganhadores, caracterizados como personagens de animes japoneses famosos e também de ícones da cultura pop, como o 'Jason' de Sexta-Feira 13 (primeiro lugar geral, Magno Emmanuel) e o Mestre Yoda (campeã da galera, Rosa Francisca).
O concurso de dança Anime Dance Freestyle teve diversas categorias adultas e infantis, individuais e de grupo, misturando música e dança e animando os presentes.
No sábado, na noite de abertura, o Miss Nikkey MS foi um dos destaques. A vencedora foi Caroline Hokama Shinzato, de 26 anos, que vai representar o Estado na final do Miss Nikkey Brasil, ano que vem, em São Paulo, na edição nacional do Festival do Japão. "Ano passado decidi participar na semana do evento e fui eleita Miss Simpatia, aí para esse ano tive toda uma preparação, corri atrás, fiz tudo para estar aqui. Então a sensação é de dever cumprido e de uma gratidão muito grande", comentou a mais nova miss.
A corrida Samurai Run Dallas, realizada na sexta-feira à noite, teve 542 participantes entre a caminhada de 2 km e a corrida de 6 km, unindo esporte e cultura em um evento temático com elementos da cultura japonesa.
A 3ª edição do Festival do Japão MS teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Consulado-Geral do Japão, da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), da Embaixada do Japão no Brasil, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), da Fundação Japão, do Sistema Fiems, do Sebrae, da Fecomércio, do Sesc, do Senac, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Sakura e da Dallas. Apesar da dimensão e durabilidade da ação cultural, não constou em Diário Oficial nenhum repassae financeiro ao Festival.