Logo TeatrineTV

MÚSICA

Gratuita, '1ª Noite do Agronejo' resgata violada mostrando evolução do estilo

Evento vai reunir artistas do sertanejo, dois MCs, e a campo-grandense, a 1ª Agro Drag do Brasil Dudy Key

14 NOV 2023 • POR TERO QUEIROZ • 10h35
Imagem principal
Estão confirmadas apresentações de Juliana Monteiro; Henrique Brabo; Luna e Rúbia com o show 'Donas do Buteco'; Santhiago; DJ Damazio; MC Granfino; MC Will e Samuel Isidoro com Vitória e Cabulosa. Artes: Reprodução

A 1ª Noite do Agronejo acontece às 18h desta terça-feira (14 de novembro de 2023), na Avenida Três Barras, nº 1145, na Arena Sunset em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita.

O evento vai reunir artistas do sertanejo, dois MCs, e a campo-grandense, a 1ª Agro Drag do Brasil Dudy Key, que lançará seu show com a banda.

“É para resgatar aquelas antigas violadas, que a galera do sertanejo se unia e faziam aquelas grandes violadas. Então, a cada hora tocava uma dupla, tocava uma cantora... Então, a minha ideia com essa Noite do Agronejo, que é a primeira, é resgatar esse encontro de artistas sertanejos que tinha aqui antigamente e que fez grandes nomes como Maria Cecília e Rodolfo e todo o povo daquela época, entendeu? E eles se juntavam e faziam violadas lá perto da UCDB e tal, então a primeira ideia é que a gente se una, toda classe que se une, normalmente a gente vai crescendo todo mundo junto de novo, se aplaudindo, dividindo público e somando público”, explicou Dudy, idealizador do evento.  

Estão confirmadas apresentações de Juliana Monteiro; Henrique Brabo; Luna e Rúbia com o show 'Donas do Buteco'; Santhiago; DJ Damazio; MC Granfino; MC Will e Samuel Isidoro com Vitória e Cabulosa. Eis os cards:

@@NOTICIA_GALERIA@@

Ainda de acordo com Dudy, além da retomada de um encontro cultural tradicional, a Noite também tem como propósito possibilitar a união fluida do Funk com o Sertanejo, para que MS entre na rota da contemporaneidade musical. “Junto com essa violada, com esse encontro de sertanejos, terá mais dois MC’s que é para fazer uma mistura mesmo do Agro com o Funk, que é o ‘Agronejo que está rolando aí, que está fazendo sucesso no Brasil inteiro. Então, a ideia é também trazer aqui para o estado e conhecer esses artistas aqui que já fazem funk há tantos anos estão aí lutando por um espaço. E a ideia é juntar também, assim como os grandes centros – São Paulo e Rio – juntar o Funk com o Agro aqui também no MS, porque nós temos bons MC’s e temos bons cantores sertanejos”, detalhou.

Dudy também apontou que aproveitará o grande encontro para lançar seu primeiro show com a banda. “Junto com essa farofa toda, é o lançamento do meu show com banda, que é o show que eu vou rodar no Brasil. Eu vou apresentar o show com banda pela primeira vez”, revelou.

Esse resgate da violada, segundo Dudy, poderá mostrar que desde 2000, o Sertanejo ganhou pluralidade. “Junto mostrando a diversidade do Sertanejo, porque hoje tudo é plural, e o Sertanejo também tem que deixar de ser singular e começar a ser plural também. Então, a ideia é trazermos a diversidade também para o Sertanejo, não fugindo do Agro, porque o Agro já está aí há muitos anos, então não queremos impor nada e sim mostrar que a gente também tem pai, tem mãe, tem família e que a gente quer fazer bonito com o Agro, sabe? Então, não é para afrontar, não é para brigar e sim para ser representatividade no Agro, para somar no Agro. E eu acho que com a ideia da união dos artistas, vamos conseguir passar isso com o tempo para o público”, apontou Dudy.

1ª AGRO DRAG DO BRASIL

Dudy Key, a primeira Agrodrag no Brasil. Foto: Raul DoroteuDudy Key, a primeira Agrodrag no Brasil. Foto: Raul Doroteu

Em agosto deste ano Dudy despontou com a voz do Agro Drag ao ser uma das atrações confirmadas na Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos. “Eu sou a primeira Agro Drag do Brasil, tanto que se você abrir o site lá de Barretos, vai estar lá minha foto, vai estar lá escrito: ‘da terra do Michel Teló, tal, primeira Agro Drag do Brasil (...)’. Não sou a primeira Drag que canta Sertanejo no Brasil, tem mais Drags que também fazem sertanejo Brasil à fora, entendeu? Então assim, várias vertentes, várias estão vindo, várias estão aparecendo, mas eu sou a primeira Agro Drag. Aí nós temos Agro Gay, que é um cara lá de Goiânia, temos Agro Trans, que é de outro lugar, então nós temos várias representatividades”, esclareceu.

Dudy se apresentou na Arena Churrasco ao lado da também sul-mato-grossense, Juliana Monteiro.

Para o artista, cantar em Barretos foi uma realização cheia de surpresas, pois o público tradicionalista do evento poderia reagir de forma negativa, o que, no entanto, não aconteceu. “Estar em Barretos foi um grande desafio, por representatividade, afinal fui a primeira Drag a pisar na Arena, a primeira a fazer show lá, a primeira Drag do Brasil a fazer show lá. Fácil não foi, porque ainda o público estranha um pouco esse tipo de trabalho, porque eles sempre recebem com um pouco de preconceito, comparando as Drags antigas, que falavam palavrões, besteiras, entendeu? E o Agro é muito tradicional: família tradicional brasileira! Não foi fácil no começo, o público me estranhou e eu estranhei o público, mas preconceito se vence com talento, né? E eu batalhei muito, estudei muito para chegar lá e mostrar o melhor que eu sabia fazer naquele momento, e o público recebeu. Nessa arena que eu cantei, normalmente os artistas são ovacionados, foi a palavra que escutei e eu fui aplaudido. E para mim, um artista como eu: uma Drag montada, eu fui ovacionada! Porque para mim eu ia levar latinhas na cara, igual o Carlinhos Brown foi aquela vez no Rock I‘n Rio, eu tinha essa impressão, mas não. O Agro está mudando, as pessoas estão mudando, e a gente está conseguindo o nosso lugar em todo lugar, então daqui uns dias vai ter Drag em todo canto do Brasil, sim”, considerou.

SHOW COM BANDA

O show de Dudy, que deve rodar o país, chamará exatamente “Agro Drag”. “É mais ou menos uma hora e meia de show com músicos renomados no meio Sertanejo, que já tocaram com grandes nomes e vamos rodar os estados. Ano que vem começaremos a viajar e fazer os eventos grandes, e já tem interior de São Paulo, Goiânia, Cuiabá... Então, vamos começar a abrir a agenda”, disse.

Conforme o artista, o show é composto por 20 músicas que misturam gerações do ‘feminejo’. “É repertório bem misturado, desde o sertanejo antigo ao Agronejo, que mistura a batida de DJ com banda. Eu misturo desde ‘As Marcianas’, que são para mim inspirações lá atrás, no começo dos anos 90 e Ana Castela. O show é todo inspirado no ‘feminejo’, desde a primeira cantora sertaneja que fez sucesso no Brasil, até as atuais que conseguiram espaço mesmo, entrar na mídia”, adiantou.

Dudy disse que apesar de estar desbravando junto com outros artistas o chamado “Dragnejo”, “Pocknejo” ou “Queernejo”, sua música mira um público fora de nichos. “Eu tenho estado à frente desses estilos, mas estou indo por um caminho em que minha música não tem nicho, minha música é para todos, quem quiser ouvir. Eu não faço para um nicho só, é para todo mundo”, finalizou.

QUEM É DUDY KEY?

 Eduardo Elias Santos, de 38 anos é o criador da Drag Queem, Dudy Key, a 1ª Agrodrag no Brasil. Foto: Raul Doroteu Eduardo Elias Santos, de 38 anos é o criador da Drag Queem, Dudy Key, a 1ª Agrodrag no Brasil. Foto: Raul Doroteu

Dudy Key é uma personagem criada por Eduardo Elias Santos, de 38 anos. Natural Anastácio (MS), Dudy sonhava desde criança em ser cantor sertanejo ou cantor gospel.

Então, quando criança, estudou música e Artes Cênicas. Ao longo da juventude esteve em vários testes para programas de calouros como Ídolos, Pop Star, Fama e Raul Gil. Multifacetado, também desenvolveu trabalhos como humorista e apresentador de TV. Aos 23 anos conheceu Nany People em uma casa noturna de Campo Grande e foi aí que nasceu a Drag Queen Andréia Mocréia.

Nos programas locais em Mato Grosso do Sul, Dudy conquistou milhares de fãs como a irreverente Andréia Mocréia, personagem que misturava humor ácido e irreverência em suas performances. A drag realizou shows humorísticos em todo o estado, sempre incorporando músicas em seus espetáculos, criando paródias de grandes sucessos. Após 15 anos de carreira como Drag Queen e apresentador de televisão, Dudy realizou seu sonho assumindo uma nova persona: Dudy Key.

LANÇAMENTOS

A 1ª Agrodrag do Brasil lançou sua primeira música de trabalho, “Tenha Dó de Mim” – disponível em todas as plataformas digitais – em 2022.

A segunda música de trabalho de Dudy foi “Não Apaixona BB”, com a participação do DJ Kevin, queridinho dos sertanejos famosos. O produto musical chegou ao grande público em 2 de junho de 2023. O single misturou batidas de funk, sanfona e música eletrônica. A música foi escrita por Maickon Sampaio, Naldo Luz e Magno Neves.

Os interessados podem acompanhar o trabalho da cantora no Instagram em @dydykeyoficial.