Logo TeatrineTV

ARTE E CULTURA NA ESCOLA

Vidas de alunos viram 'conto de fadas real' em espetáculo

Escola Flavina Maria da Silva estreia 2º espetáculo de dança neste final de semana

8 NOV 2023 • POR TERO QUEIROZ • 22h23
Imagem principal
Professor e alunos durante o 1º espetáculo de dança da Escola Flavina Maria da Silva. Foto: Reprodução

Estreia às 19h da sexta-feira (10.nov.23) o segundo espetáculo de Dança da Escola Estadual Flavina Maria da Silva, “Era Uma Vez... a Vida, O mais Real Conto de Fadas”, construído com uso de histórias reais dos alunos que integram o elenco da produção. A dramaturgia e coreografia é do professor de Dança, Elinei Morais, que integra o Núcleo de Arte e Cultura (NUAC), da Secretaria Estadual de Educação (Sed). 

“Era uma vez um mundo de contos de fadas com histórias mágicas e finais felizes. Na vida real, enfrentamos desafios, crescemos e amadurecemos, aprendemos lições valiosas e cultivamos relacionamentos com paciência e amor verdadeiro. A Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva tem como missão ajudar os estudantes a protagonizar suas próprias histórias com práticas inovadoras. O espetáculo de dança promove arte, cultura, imaginação e desenvolvimento integral do estudante em um universo humano e plural”, diz uma sinopse do espetáculo enviada ao TeatrineTV.

À esquerda o professor de dança Elinei Moraes durante apresentação do primeiro espetáculo de dança da escola Favina. Foto: ReproduçãoÀ esquerda o professor de dança Elinei Morais durante apresentação do primeiro espetáculo de dança da escola Favina. Foto: Reprodução

Conforme o professor, o espetáculo começou a ser ensaiado no início do ano e visa trazer a realidade dos adolescentes para a cena de forma lúdica. “Desde fevereiro, no início das aulas, já começamos a produzir. A expectativa é muito grande, principalmente porque vamos tratar da vida – e essa vida, são relatos dos próprios alunos – ou histórias que eles trouxeram para nós. Então, a construção do espetáculo “Era Uma Vez... a Vida, O mais Real Conto de Fadas” vem nada mais do que retratar o dia a dia dos próprios alunos. Claro que, para ficar mais cênico, eu tive que amenizar um pouco a situação, porque algumas histórias eram bem tristes. Então, a gente trouxe esse conto de fadas como uma forma de dissolver assuntos que precisam ser discutidos, precisam ser comentados, mas como eles são adolescentes, numa forma mais escolar”, explicou.  

Estudantes durante apresentação do 1º espetáculo de dança na Escola Estadual Flavina Maria da Silva. Foto: Reprodução

Os ensaios para o espetáculo aconteceram sempre às quintas-feiras na parte da tarde. Ao todo, integram o elenco 15 alunos e 6 funcionários da escola. "Eu sou o único professor que atua com eles. E existem 2 pais e 1 ex-aluna", esclareceu o professor.

O professor explicou que além dos alunos parte da equipe da escola e país de estudantes estão ansiosos para a estreia. “Eles estão muito ansiosos, porque eles fazem parte do processo, eles são o processo, as histórias deles estão sendo contadas ali. E também houve os agregados, né? Porque além dos alunos, há pais de alunos que vão dançar, profissionais que trabalham no administrativo da escola, que trabalham na cozinha... Então, assim, existe um número de pessoas dentro da escola que também vão estar também representando suas angústias e suas histórias dentro do espetáculo”.

A apresentação deve ocorrer na quadra da escola, livre para todos os públicos. "Aguardamos até 600 pessoas", finalizou. Eis uma card com detalhes e endereço da escola:  

A apresentação será na quadra da escola EE Profª Flavina Maria da Silva, localizada na R. Centro Oeste, 40 - Jardim Morenão, Campo Grande (MS). 

 O QUE É O NUAC

Por meio do Nuac, a Secretaria Estadual de Educação (Sed), oferece o Programa: Arte e Cultura na Escola.

A ação consiste em oferecer atividades artístico-culturais no contraturno das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. 

Cada turma do Programa: Arte e Cultura na Escola terá carga horária mínima de 4 (quatro) aulas semanais, distribuídas em conformidade entre o Professor e a Direção Escolar, sendo no mínimo 2 aulas diárias. Eis a normativa de 2023 do programa.