Atrizes nacional e internacional, realizam recital em Campo Grande
Estrelas da TV Globo e Netflix, fazem recital músico poético 'Lídia visita Manoel', às 19h30 da 5ª.feira
27 SET 2023 • POR • 12h35O maestro Eduardo Martinelli, o pianista Júlio Figueiredo, a atriz paraguaia Ana Ivanova e a atriz campo-grandense Beatrice Sayd vão apresentar o recital músico poético 'Lídia visita Manoel', às 19h30 da 5ª.feira (28.set.2023), na Casa-Quintal Manoel de Barros, em Campo Grande (MS). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos AQUI.
A apresentação inédita é parte das ações do Desver - Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul e terá 60 minutos de duração, reunindo as traduções em espanhol de poesias de Manoel de Barros, as composições musicais de Lídia Baís e textos de Fernanda Reis.
Ao TeatrineTV, André Martinelli explicou que apesar de ser a primeira vez que o elenco trabalha junto, cada artista já possui algum tipo de envolvimento com elementos da história que será apresentada. "Eu [por exemplo] tenho uma aproximação com a questão da recuperação das músicas da Lídia Baís que estão todas em um estado muito deplorável, em discos de vinil virgem que ela se gravava. Aos poucos eu tenho conseguido fazer com que esse material vá parar numa partitura musical, porque a Lídia não fazia as partituras das músicas que ela compunha, ela simplesmente ligava o gravador e se gravava".
Martinelli acredita que Lídia provavelmente estudou piano, já que seus trabalhos possuem certa capacidade técnica musical, revelando um talento pouco conhecido da artista famosa por suas pinturas e desenhos. "Nesse mesmo disco ela colocava o nome da música, a data, onde que foi feita a gravação. Era uma forma de ela documentar essas criações dela, que são todas peças pra piano e são músicas instrumentais. Acho que ela não se contentava em só tocar as músicas, ela queria também criar", comentou.
Durante o espetáculo, o público poderá apreciar poesias de Manoel de Barros recitadas em espanhol pela atriz paraguaia Ana Ivanova, enquanto a música cria uma atmosfera sonora no segundo plano. Em outro momento, Beatrice Sayd irá representar Lídia Baís. Ivanova é uma das maiores expoentes do cinema paraguaio e Sayd é conhecida por ter trabalhado em novelas como 'Em Família' e 'Amor de Mãe'.
"A gente vai tocar músicas dela mesma [Lídia Baís], que ela deixou registradas nos discos e depois o Júlio Figueiredo vai tocar algumas coisas que eram do gosto musical da Lídia, coisas que ela gostava, coisas que inclusive ele tocava na casa dela. O Júlio também vai contar um pouco sobre essa proximidade com ela", explicou o maestro.
Por se tratar de um local com espaço reduzido, quem tiver interesse em assistir ao espetáculo precisa reservar o ingresso com antecedência. São poucos lugares e ainda não há previsão de outra apresentação. "O espaço é relativamente pequeno e está programado [só] esse recital, mas nada impede que a gente possa fazer novamente. Uma das atrizes mora no Rio de Janeiro e a outra em Asunción, então a gente depende de outras coisas pra que isso possa acontecer, mas vontade não falta. É uma coisa tão bonita, tão importante culturalmente", finalizou o maestro.
"CASA-QUINTAL"
A Casa-Quintal Manoel de Barros comemora um ano desde sua inauguração como ponto de cultura. O espaço, que durante 30 anos serviu de moradia para Manoel e sua esposa Stella, hoje é um museu que reúne obras, manuscritos e elementos de importância para a vida de um dos maiores poetas brasileiros.
SERVIÇO
A Casa-Quintal Manoel de Barros fica na Rua Piratininga, nº363, no Jardim dos Estados, em Campo Grande (MS).