Logo TeatrineTV

Edital de R$540 mil vai premiar projetos de universitários quilombolas

Será a 2ª edição do Prêmio Jovem Quilombola Inovador

8 SET 2023 • POR • 05h35
Imagem principal

A 2ª edição do Prêmio Jovem Quilombola Inovador vai premiar 30 projetos desenvolvidos por estudantes quilombolas matriculados em Universidades Federais e beneficiados pelo programa bolsa permanência. Serão 30 contemplados com R$ 18 mil cada. As inscrições podem ser feitas AQUI até 10 de outubro.

Leia o Editalv

Lançado em comemoração aos 35 anos da Fundação Palmares, o edital diz que os projetos apresentados deverão estar voltados à melhoria das condições de vida e ao etnodesenvolvimento das comunidades quilombolas, com temas vinculados ao uso tradicional da biodiversidade, da inovação e tecnologia sustentáveis, manifestações culturais afro-brasileiras, etnoturismo, empreendedorismo autogestionados e projetos pedagógicos de entidade quilombola.

A Fundação Palmares propõe que no futuro, as práticas beneficiem o desenvolvimento e melhoria de vida das Comunidades Quilombolas. Além disso, busca incentivar a implementação de negócios agregados às iniciativas propostas, mapeamento e identificação de inovações tecnologia sustentáveis para comunidades quilombolas, das manifestações culturais afro-brasileiras, das potencialidades de etnoturismo e empreendimentos autogestionados coletivos passíveis de serem replicados, bem como projetos pedagógicos de identidade quilombola para multiplicação nas demais comunidades em todo o território nacional.

A proposta do Prêmio Jovem Quilombola Inovador vem trazer o incentivo necessário para que jovens de comunidades quilombolas possam protagonizar seu próprio desenvolvimento, saberes, cultura e se autorreconhecerem como intituladores e reconheceres nas pesquisas científicas as potencialidades de seu patrimônio afro-brasileiros.

Fonte: Minc