Na Capital, grupo oferece aulas de teatro para adultos e crianças a partir dos 3 anos
Durante o processo, alunas e alunos do Grupo Casa entrarão em contato com todas as etapas de uma montagem teatral
2 AGO 2023 • POR • 15h40O Grupo Casa está com vagas abertas para as novas turmas de suas oficinas permanentes de teatro. As inscrições podem ser feitas AQUI.
Prestes a completar dez anos, o grupo fundado pela atriz, dramaturga e diretora, Lígia Prieto, oferece cursos de teatro para adultos e crianças desde sua criação, em 2014. "O objetivo é que as pessoas conheçam suas próprias potências de criação, para que elas possam desenvolver isso, independente se elas forem querer seguir carreira na cena ou se elas já têm outras profissões", introduziu.
As oficinas são ministradas na sede do grupo, que fica na região central de Campo Grande. Recentemente, o TeatrineTV esteve na inauguração do espaço, que conta com uma sala de ensaios e uma biblioteca. As aulas são ministradas por artistas de renome no teatro sul-mato-grossense, alguns deles, com título de Mestrado em Educação e Artes da Cena.
São cinco turmas, divididas por tipo de processo e faixa etária:
- Turma passarinho - para crianças de 3 a 5 anos, com aulas ministradas por Erika Oelke e Leonardo de Castro;
- Turma borboleta - para crianças de 6 a 11 anos, com aulas ministradas por Kelly Figueiredo, Vinícius Rocha e Lígia Prieto;
- Turma montagem - a partir de 12 anos, com aulas ministradas por Leonardo de Castro, Lígia Prieto e Kelly Figueiredo;
- Turma processo em cena - a partir de 12 anos, com aulas ministradas por Lígia Prieto, Leonardo de Castro e convidados;
- Turma de palhaçaria - a partir de 12 anos, com aulas ministradas por Kelly Figueiredo e Leonardo de Castro.
As aulas acontecem com duplas ou trios de professores, que se revezam para compartilhar seus conhecimentos enquanto os estudantes descobrem, na prática, o que é necessário para o fazer teatral. "Basicamente, há uma divisão de temática. Então é comum a Kelly Figueiredo ficar com confecção de cenário e eu pegar a parte de dramaturgia, por exemplo. Isso potencializa o ensino dos alunos pra que eles possam ter dinâmicas ainda mais específicas dentro de cada área. Assim, a gente consegue explorar um pouco mais o mundo das artes cênicas. Ao mesmo tempo que a gente se divide, a gente se complementa", explicou o ator e professor Leonardo de Castro, que aposta na ludicidade do teatro para o trabalho com adultos e crianças. "As crianças já são muito poéticas e a ideia é maximizar essa poesia. Na verdade, isso cabe em todas as turmas e montagens".
Para Lígia Prieto, mesmo com características distintas, todas as turmas possibilitam que os estudantes mergulhem no universo do teatro. "O processo [em cena] está na sétima edição e é um processo de pesquisa, de enfrentamento, de construção de solos autorais. A turma de montagem, é uma turma em que a gente vai percorrer um pouquinho sobre cada ponto do teatro. Então a gente vai trabalhar rapidinho dramaturgia, a gente vai trabalhar rapidinho o cenário, figurino, a estética toda do espetáculo, a iluminação e aí a gente parte pra cena. Eles vão escolher um espetáculo que já existe pra montar ou a gente vai construir um espetáculo autoral, de forma coletiva", detalhou.
Além das aulas, há duas temporadas de apresentações previstas, sendo uma em outubro, para as turmas de teatro infantil e outra em dezembro, quando todas as turmas se unem para realizar as apresentações finais. "A novidade é a nova turma do grupo casinha, a turma passarinho e a oficina de palhaçaria. Todas essas turmas tem a finalização em dezembro, com uma temporada longa de apresentações", destacou Lígia.
Para receber artistas, estudantes e visitantes, a sede do grupo permanece aberta todos os dias, das 10h às 22h. "Sempre terá um professor disponível para manter essa dinâmica da busca pelo conhecimento", concluiu o professor Leonardo.
Quem quiser conhecer o trabalho do Grupo Casa, pode fazer uma aula experimental até 6ª.feira (5.ago.23). As matrículas tem uma taxa de R$60 e as mensalidades custam R$220. Há condições especiais para quem puder realizar o pagamento semestral. O grupo disponibiliza bolsas de estudos para pessoas negras, indígenas e da comunidade lgbtqiap+.
SERVIÇO
O Grupo Casa fica na Rua Visconde de Taunay, nº 306.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 98185-9774 ou pelo Instagram do grupo.