Logo TeatrineTV

Stella do Patrocínio é tema de 'roda de transleituras' em biblioteca da Capital

O projeto é apoiado pelo Criança Esperança 2022

24 JUN 2023 • POR • 10h59
Imagem principal

O escritor Febraro de Oliveira, de 24 anos, fará a mediação de uma roda de transleituras às 14h deste sábado (24.jun.23), na biblioteca Áurea de Alencar, que fica no interior da Casa de Ensaio, em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita.

A ação faz parte do projeto “Pontes de Leitura”, apoiado pelo Criança Esperança 2022, e proporciona ao público o contato mediado com obras literárias de autoras nacionais e internacionais. Além de Febraro, artistas como Alessandra Coelho, Edu Brincante e Gabi Cantante também atuam junto ao projeto.

Ao TeatrineTV, Febraro disse acreditar que o convite feito pela Casa de Ensaio, tenha ocorrido devido a confiança mútua entre o trabalho do artista e da instituição. “Trabalho com essa ideia de literatura "fora do eixo", ao mesmo tempo que confabulo com uma literatura canônica. Para mim, a aproximação, construtora de um tensionamento, entre o cânone e contemporâneo é o que faz um enlaçamento enriquecedor”.

No encontro, será feita a leitura da obra da poeta carioca Stella do Patrocínio, momento em que o público passará por uma imersão no universo da artista e de outras obras de arte relacionadas. “Há uma mediação guiada por mim e pelo público durante o tempo que estamos lendo. A gente cria relações com outras áreas da arte. A gente tensiona o objeto artístico, por exemplo a poesia, para ver onde da poesia entra uma fotografia, entra um vídeo. Então, a gente vai relacionando essa matéria poética com outras matérias", explicou Febraro, que adiantou nomes de alguns artistas que serão utilizados na transleitura.

"Com a Stella do Patrocínio a gente vai ler muito a Natasha Félix, a gente vai ver o Bispo do Rosário, que estava internado na mesma colônia psiquiátrica que a Stella também estava. Tem essas relações que a gente vai criando e confabulando, junto com as pessoas. É um lugar muito ativo, de a gente ler muito e pensar muito sobre”, refletiu.

Para o escritor, o projeto é importante para a formação de público leitor e fortalecimento da cena literária local, tanto que não há classificação indicativa, adultos e crianças tem livre acesso ao evento. “No encontro, lemos a obra. Lemos e discutimos. Mas é um encontro que não exige muito do espectador. Você pode ir sem conhecer a poeta, não precisa ser da área literária. Você pode ir como quem quer passar uma parte da tarde lendo poemas, conversando sobre eles, criando laços”.

Questionado sobre a importância da autora, Febraro disse que Stella do Patrocínio, apesar de pouco lida, tem grande relevância para a literatura contemporânea. “ Ela foi uma mulher negra que foi submetida à um processo de enlouquecimento pelo estado, passou 30 anos presa em um manicômio. Acredito que a arte é importante para relembrar nossas barbáries sociais e tentar, a todo custo, não repetí-las”, concluiu.

Foto: Arquivo/ Casa de Ensaio

FEBRARO DE OLIVEIRA

Além da parceria com a Casa de Ensaio, Febraro é presença constante nos eventos literários sul-mato-grossenses. Auto declarado trabalhador da literatura, para a literatura, tem em seu currículo as obras “Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito”, “Tødavia”, “Planos incríveis para situações mirabolantes”, “Uma festa para o fim do mundo” e Uirapuru. Este último, seu romance de estreia.

Seu próximo livro, “Caixa D’água”, ganhou o Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura 2022, um dos prêmios mais relevantes destinados a diversidade da América Latina. A previsão de lançamento é outubro deste ano, pela Editora Reformatório.

SERVIÇO

A Casa de Ensaio fica na Rua Visconde de Taunay, nº203, esquina com a Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS).

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram da Instituição.

https://www.instagram.com/p/Cs9O9BFu3r0/