Cineasta filma curta sobre tias trigêmeas, as 'únicas' nascidas em Guia Lopes da Laguna
4 MAI 2023 • POR • 11h07O cineasta sul-mato-grossense, Dannon Lacerda, inicia nesta 5ª.feira (4.mai.23), as gravações do curta-metragem “As Marias”, sobre suas tias trigêmeas: Maria Etelvina, Maria Leonor e Maria Salvadora, que em 1947 viraram notícia, ao nascerem em Guia Lopes da Laguna, no então Estado de Mato Grosso.
“Contam que até o governador foi visitá-las em virtude do ineditismo dessa gravidez tripla”, introduziu Lacerda, num texto enviado à imprensa.
A reportagem do TeatrineTV procurou o Cartório de Registro Civil da cidade nesta 5ª, que por telefone afirmou que as irmãs foram as primeiras e únicas trigêmeas a nascerem na cidade. Na época, elas foram registradas no Cartório de Nioaque.
A filmagens da produção independente ocorrem até 7 na própria Guia Lopes da Laguna que também é cidade natal do cineasta.
Lacerda explicou que se utilizará do gênero documental para a partir das histórias das três irmãs (Etelvina, Santinha e Duna, como são conhecidas por todos os moradores), abordar os costumes das cidades interioranas da região de fronteira.
“Nosso Estado tem uma cultura muito rica em com influências diversas pois faz fronteira com dois países e divisa com 5 estados. As cidades próximas ao Paraguai possuem vocabulário, gastronomia e música bem distintas e marcantes que merecem ser estudadas e divulgadas. Tenho muito respeito e orgulho dessa herança”, ressaltou o diretor.
“As Marias”, originam-se de famílias tradicionais, sendo trinetas de José Francisco Lopes (o Guia Lopes, da Retirada da Laguna) e de Senhorinha Barbosa Lopes.
Segundo Lacerda, as filmagens da história estão sendo feitas por uma equipe de maneira voluntária. “A gente deu um jeito de fazer uma ação entre amigos e fazer esse documentário, que muito tempo eu pensava em fazer... A gente tem que se juntar e se unir sempre, é dessa forma que nosso audiovisual vai para frente, vai progredir”, disse.
O curta-metragem conta com uma equipe enxuta e 100% do MS. Eis a equipe:
- Bianca Machado, de Corumbá, na produção;
- João Paulo Gonçalves na direção de fotografia;
- Camila Zavallo na direção de arte e figurinos;
- Carol Dória como assistente de direção;
- Biscoito no som direto;
- Dherick Macedo no still e continuísmo;
- Emerson Fernandes como Gaffer;
- Dannon que assina direção, roteiro e produção executiva; e,
- A coprodução da Cabaré Filmes e Criaturas Alaranjadas.
Lacerda explicou que esse será seu primeiro documentário e o primeiro a ser rodado em MS, depois de ter realizado 6 curtas e 1 longa-metragem selecionados e premiados em diversos festivais.