Logo TeatrineTV

oficinas de danças urbanas

​'De graça': oficinas de Danças Urbanas de 120h e workshops para 6 cidades de MS

As oficinas, em cada uma das cidades, terão duas turmas e 50 vagas

14 ABR 2023 • POR • 22h46
Imagem principal

Ralfer Sandim Campagna, Livia Lopes, ambos na Produção e Kelly Queiroz (Coordenação Pedagógica), iniciaram em abril deste ano, a execução do ‘Rede Hip Hop: Artes no entorno’ (2ª edição), projeto que oferece gratuitamente 120h de oficinas de Danças Urbanas e workshops de Lambe-Lambe.

A ação cultural foi contemplada com R$ 197,9 mil do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC) de 2021, da Fundação de Cultura de MS (FCMS). Com isso, o projeto chegará às cidades de Jaraguari, Terenos, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Rochedo.

Conforme a proposta, as oficinas ocorrerão todas as terças-feiras em algumas cidades, que terão início em abril e encerramento em setembro. Em parte das cidades, ainda serão definidos os períodos de execução.

As oficinas, em cada uma das cidades, terão duas turmas e 50 vagas. As aulas são abertas aos seguintes públicos: crianças, a partir dos 10 anos, jovens e adultos.

Novidade nesta 2ª edição do projeto, o workshop de Lambe-Lambe terá uma carga horária de 10h e 30 vagas em cada uma das 6 cidades.

O encerramento do projeto terá duas etapas. As seguintes:

JARAGUARI

Em Jaraguari, as oficinas começaram na 3ª.feira (4.abr.23). No Instagram oficial do projeto, este link AQUI foi disponibilizado para que moradores de Jaraguari e Furnas do Dionísio se inscrevam. As aulas ocorrem na Escola Estadual Zumbi dos Palmares.

No caso de Jaraguari, as turmas estão divididas nos seguintes horários:

As aulas estão sendo ministradas pela artista da dança Ariane Nogueira. Mais informações podem ser buscadas junto a Coordenação da Escola. Eis um card:

ROCHEDO

Em Rochedo, os organizadores darão início à oficina de Danças Urbanas, ministradas por Wagner Gomes, na Quadra Carlos Moreira na 3ª.feira (18.abr). Já o workshop de Lambe-Lambe, será comandado por Leonardo Mareco.

No caso de Rochedo, as turmas estarão divididas nos seguintes horários:

Mais informações ou inscrições podem ser feitas por meio do Whatsapp (67) 9 9979-4429.

NOVA ALVORADA DO SUL

Em Nova Alvorada do Sul (MS), a oficina acontecerá aos sábados no Ponto de Cultura, de abril até setembro.

Lá, as turmas serão divididas nos seguintes horários:

As aulas serão ministradas pela artista da dança Karina de Paula. Informações e inscrições pelo telefone (67) 9 9914-1337.

RIBAS DO RIO PARDO

Em Ribas do Rio Pardo (MS), a oficina será realizada todas as terças-feiras, no Centro Social Brasil Criança Cidadã, de abril até setembro.

As turmas devem ser organizadas da seguinte maneira:

As aulas serão ministradas pela artista da dança Jackeline Mourão. Mais informações e inscrições pelo telefone (67) 9 9352-1111 ou no Centro Social.

TERENOS

Em Terenos (MS), a oficina será realizada todas as quartas-feiras, no Centro Municipal de Múltiplas Atividades (CMMA), de abril até setembro.

As turmas da cidade devem ser dividias nos seguintes horários:

As aulas serão ministradas pelo artista da dança Irineu Junior. Informações e inscrições pelo telefone (67) 3246-8220.

SIDROLÂNDIA

E, em Sidrolândia (MS), a oficina acontecerá em todas as terças-feiras, no Ginásio Olegário da Costa Machado, de abril até setembro.

Lá, as turmas serão organizadas da seguinte maneira:

As aulas serão ministradas pela artista da dança Beatriz Ramos. Informações e inscrições pelo telefone (67) 3272-2611.

As datas de início das oficinas serão anunciadas no Instagram oficial do projeto.

CONHEÇA O/A MINISTRANTE

​Em Jaraguari, as turmas de Danças Urbanas serão ministradas por Ariane Nogueira. Ela é graduada em Artes Cênicas e Dança (UEMS), bailarina e Intérprete criadora da Cia Dançurbana, integrante e colaboradora do Coletivo FEMME e do Grupo Expressão de Rua. Estudante da técnica Dancehall, Ariane já ministrou alguns workshop, cursos e oficinas em Mato Grosso do Sul.​

Essa é a 2ª vez de Ariane no projeto Rede Hip Hop: Arte no Entorno, pois ela foi ministrante na 1ª edição, realizada em 2018.

Ela também comanda turmas de dança no projeto Arte e Cultura pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED (desde 2017) em Campo Grande. Além disso, integrou o Estúdio Pantanal em Dança.

Num vídeo publicado no Instagram (abaixo) ela se apresenta, revelando sua ligação com Jaraguari:

https://www.instagram.com/reel/Cq56gAAArbC/?utm_source=ig_web_copy_link

Em Nova Alvorada do Sul, a ministrante de Danças Urbanas será Karina de Paula, Bacharel em Psicologia e MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Ela já atuou como professora de Danças Urbanas no Espaço Multiuso de Arte e Cultura Balaio de Gato em Nova Alvorada do Sul e no Studio Rosy Sampaio, posteriormente Espaço de Arte e Cultura Garagem Cultural, entre 2019 e 2020. Desenvolveu e ministrou oficina de Danças Urbanas no 1° Intensivo de Danças da Garagem Cultural, em 2020. Também participou dos workshops: Descoreografa, em 2022; Aulão EXP Modo On, em 2021; Workshop com Heicson Fernando na modalidade Danças Urbanas, em 2020; Curso de Dance - Performance/Coreografia no Studio Jacy Brasileiro, em 2019 e do Instensivão de Dancehall, em 2018. Eis um card de divulgação da ministrante:

Como revelamos no início do texto, Wagner Gomes será o ministrante em Rochedo. Reconhecido pelo seu trabalho de dança na Capital, onde desenvolve as seguintes funções: Professor, bailarino, performer, coreógrafo e pesquisador da técnica Hip Hop Dance desde 2010. Wagner também é Integrante da Cia. Dançurbana e Integrante da Freestyle Addicts crew. Participou de eventos, batalhas e competições como Festival Canindé, Tá em casa, RioH2k, Hip Hop District entre outros. Ministrou Workshop em projeto social internacional localizado em Dzaleka - Malawi. Eis um card de divulgação de Wagner:

Em Terenos, o ministrante das oficinas de Danças Urbanas será Irineu Júnior. Ele é graduado em Educação Física e Pós-graduado em Dança na Capital. Criador e diretor dos grupos Armazém 67 e BigField House Dance Crew. Irineu também é Intérprete-Criador na Cia Dançurbana desde 2009. Além disso, atua como jurado, professor, produtor e apresentador em eventos do Mato Grosso do Sul há pelo menos uma década. Eis um card de divulgação de Irineu:

Em Sidrolândia, quem estará à frente das turmas de Danças Urbanas, será Beatriz Ramos. Ela é professora, coreógrafa, intérprete-criadora e dançarina.

Betariz iniciou carreira profissional no Grupo Streetpop em 2006 e depois no Grupo FUNK-SE. Participa regularmente de cursos e eventos internacionais como Festival Internacional de Curitiba (FIH2), Festival Internacional de Dança do RJ (Rio H2K) e Hip Hop District (Festival Internacional de Street Dance-SP). Atua como professora e coreógrafa desde 2016, direcionada pelo Diretor e Coreógrafo Edson Clair. 

Atualmente é diretora artística no Grupo Streetpop, dançarina, intérprete-criadora em espetáculos e professora de Hip Hop Dance no Espaço FNK. e Street Dance no Educandário Getúlio Vargas. Eis um card de divulgação de Beatriz:

Em Ribas do Rio Pardo, as turmas de Danças Urbanas, serão ministradas por Jackeline Mourão. Ela é Graduada em Educação Física Licenciatura e Bacharel pela Universidade Católica Dom Bosco – 2016. Pós-Graduanda no Curso - Linguagem e Poética da Dança na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Jackeline iniciou sua atuação na dança em 2007, por meio de projetos sociais. Atualmente, ela integra a Cia Dançurbana, o Grupo Expressão de Rua e o Coletivo Femme como bailarina e intérprete-criadora.

Também é reconhecida pelo seu trabalho como Brincante de dança no Projeto "Brincaturas e Teatrices" da Casa de Ensaio, desde 2018. Ela já ministrou aulas de danças urbanas pelo Divisão de Esporte Arte e Cultura da (DEAC) da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. Jackeline também é produtora do evento AulãoEXP, que promove ações de formação e difusão das danças urbanas. Eis um card de divulgação da ministrante:

O único que passará pelas 6 cidades do projeto é Leonardo Mareco. Ele é artista visual e arte educador graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Como já mostramos aqui no TeatrineTV, Mareco é um dos principais nomes da nova geração da arte urbana sul-mato-grossense.

Por meio de suas intervenções urbanas, com uso da técnica de lambe-lambe, Mareco protesta por direitos básicos e também faz denúncias contundentes de episódios sociais. Conheça mais sobre o trabalho dele clicando AQUI. Veja o card de divulgação de Mareco abaixo: