'Renda que Roda' monta novo espetáculo valorizando Danças Populares Brasileiras
Coletivo faz mostra da potência dos corpos dos cursos de dança e teatro da UEMS
1 ABR 2023 • POR • 13h27O grupo de pesquisa em "Danças Populares Brasileiras: Renda que Roda", está em processo de desenvolvimento do espetáculo “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Elas”, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.
A equipe de reportagem do TeatrineTV estava na UEMS, na 5ª.feira (30.mar.23), acompanhando a apresentação do espetáculo “Crema”, que integrou a Mostra Boca de Cena de Teatro e Circo, ocasião em que integrantes do Renda que Roda, avisaram sobre a Mostra Aberta do Processo Criativo do Estudo Coreográfico que iria ocorrer à partir de 19h30.
“Estamos num momento de escolha do que vamos usar no espetáculo, mas gostamos de mostrar o nosso processo para comunidade acadêmica”, introduziu a coordenadora do grupo de pesquisa, Doutora e Mestre em Artes Cênicas Gabriela Di Donato Salvador Santinho, ao receber o público na Sala de Dança, no Bloco F, T01.
Gabriela também é dançarina, coreógrafa e especialista no assunto do espetáculo. Ela falou que o Grupo existe desde 2016, desenvolvendo ações educacionais e ações cênicas sempre pautadas na cultura popular brasileira como inspiração poética para os trabalhos pedagógicos e cênicos.
Para a montagem, ela destinou tempo individual e pesquisa externas conjuntas aos intérpretes-criadores: Lana Figueiró, Leandro Alves, Lucas Herrera, Luciana de Bem, Marcus Vinicius Perez, Mariana de Castro, Natali Allas, Rebeca Bloch e Thiago Barros. Também compõe a montagem como músico, o multiartista Begèt de Lucena. “Ele é nossa aquisição”, brincou Gabriela. Fechando a equipe estão Letícia Santos (registros audiovisuais), Daynara Santos e Suzane Fernandes (produção técnica).
Todos os citados são acadêmicos e acadêmicas, orientandos e orientandas de Gabriela, na Iniciação Científica, no PIBCEL e no Mestrado Profissional em Educação da UEMS. Também há no elenco, orientandos do Mestrado Profissional em Artes da UFMS, onde a professora Gabriela atua como docente convidada, e a equipe é composta por egressos do curso de Artes Cênicas da UEMS que, atualmente, são professores da rede pública municipal e estadual de educação e lá, trabalham com danças populares brasileiras.
‘EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELAS’
A proposta do espetáculo, por hora, consiste em uma discussão espiritual entre corpo, música e estados cênicos alterados. Begét, interage com corpos e ritmos distintos em partituras propostas por cada um dos bailarinos dentro das danças populares.
O coletivo de pesquisa ofereceu uma pequena amostra da potência dos corpos presentes nos cursos de dança e teatro da UEMS. O protagonismo do espetáculo, oscilou entre solos e duos, sendo que os bailarinos mestrandos, entregaram partituras mais bem definidas. “Só vendo para saber! Aconteceu hoje, não sei quando acontecerá de novo. É um momento que vocês viveram aqui. Buscamos muito esses estados nos ensaios, mas às vezes não os alcançamos”, observou a bailarina e pesquisadora Natali Allas ao público, num bate-papo pós-apresentação.
A partir de agora, o objetivo, segundo a professora Gabriela, é definir quais partituras serão usadas no espetáculo para então se desenvolver a dramaturgia. A expectativa é que o espetáculo seja apresentado no 2º semestre de 2023. Até lá, o público pode acompanhar os trabalhos do Renda que Roda na página do coletivo no @rendaquerodaa. Na galeria (abaixo), acesse imagens de alguns trechos do aquecimento e da Mostra Aberta do Processo Criativo.
[Best_Wordpress_Gallery id="30" gal_title="RENDA QUE RODA -"]