Logo TeatrineTV

'Bocós' levam teatro, oficinas e serenatas a 12 municípios sul-mato-grossenses

Circulação com montagem livremente inspirada na obra de Manoel de Barros

25 FEV 2023 • POR • 17h29
Imagem principal

Doze municípios sul-mato-grossenses receberão de 27 de fevereiro a 11 de março, apresentações gratuitas do espetáculo teatral ‘A Fabulosa História do Guri-Árvore´, oficinas e serenatas, por meio do projeto ´Os bocós e suas andanças pelo MS’, do grupo de teatro Fulano Di Tal, de Campo Grande (MS).

"Bocó" é uma expressão brasileira informal, usada como sinônimo dos adjetivos bobo, tolo, idiota ou ignorante. A palavra bocó, entretanto, não possui a conotação negativa de "estúpido", "burro" ou "idiota", sendo mais associada com uma ignorância relativa à inocência ou pureza de alguém.

O Fulano Di Tal recebeu R$ 183.900 do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), para levar arte aos seguintes municípios:

De acordo com o coletivo, cada cidade receberá uma apresentação do espetáculo ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´, que conta a história dos irmãos Abílio (Douglas Moreira) e Palmiro (Edner Gustavo) em uma viagem a uma terra estranha. “Fuçando nos objetos espalhados pelo quintal, eles encontram uma Geringonça Desreguladora de Memórias, que dá início a contação dessa fabulosa história. Através do lúdico e por meio do teatro de animação (objetos, bonecos e sombras), pantomima e da palhaçaria, são contadas histórias do nosso quintal utilizando também o Fazedor de Imaginanças”, diz uma sinopse da peça.

A montagem é livremente inspirada na obra do poeta Manoel de Barros. “O espetáculo é uma celebração à infância e suas histórias. Junto aos personagens principais, se fazem presentes o vovô Manoel de Barros, Bernardo, Bugrinha (Conceição dos Bugres), a Professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís, Wega Nery e, na trilha, as composições feitas especialmente para o espetáculo pelo músico e ator Ewerton Goulart”.

Na circulação pelos municípios, o grupo também irá realizar mediações culturais e oficinas. “Para abrirmos diálogo com o público, aproximá-los do nosso fazer artístico e compartilharmos um pouco dos nossos conhecimentos, faremos uma mediação cultural com a comunidade e a oficina de Teatro de Objetos ´Lugar de ser Bocó – Criando Histórias com Objetos do Nosso Quintal´, em cada cidade por onde passarmos”, comenta o diretor Marcelo Leite. 

“Outra ação será a ´Serenata dos Bocós´, uma intervenção artística que faremos pelas ruas das cidades, com músicas, poesias e panfletagem, para divulgarmos as ações que realizaremos em cada local”, completa o diretor Edner Gustavo.

CIRCULAÇÃO SERÁ TRANSFORMADA EM DOCUMENTÁRIO

Toda circulação será gravada, usando a linguagem documental, com depoimentos da equipe e do público, cenas de bastidores, das apresentações e das oficinas. “Um registro que buscará a reflexão sobre o pensar e fazer teatro no estado de MS, com estreia no nosso canal do Youtube”, esclarece Edner.

PROGRAMAÇÃO:

SERVIÇO

O projeto ´Os bocós e suas andanças pelo MS´, do grupo de teatro Fulano Di Tal, acontece de 27 de fevereiro até 11 de março, com programação gratuita em 12 cidades de MS. Saiba mais pelo Facebook, Instagram, site www.fulanodital.com.br ou pelo telefone/whatsapp (67) 98129-7263.