Seis escolas desfilam e Aero Rancho 'cumpre tabela'
Desfiles ocorreram nas noites de 21 e 22 fevereiro em na Capital
23 FEV 2023 • POR • 16h07Na 2ª noite de Carnaval (21.fev.23), em Campo Grande (MS), não ocorreu chuva. O público compareceu em peso e três das 4 escolas fizeram um desfile digno. A escola de Samba Unidos do Aero Rancho, no entanto, apenas cumpriu tabela, levando ao sambódromo um dos desfiles mais desorganizados e indefinidos já produzidos pela agremiação.
Cinderela Tradição do José Abrão, Deixa Falar e Os Catedráticos do Samba apresentaram seus enredos de maneira exemplar – mostrando como usar o pouco recurso oferecido pelos órgãos públicos. Busco observar que, apesar de ser pouco recurso e de sair há 10 dias do Carnaval, a verba ainda é pública, portanto, o que cabe às escolas é utilizá-la de maneira responsável.
Outrora, usei esse espaço para criticar o poder público por não fornecer acomodações contra a chuva para a plateia. Agora, farei crítica a escola de Samba do grande Aero Rancho, que há anos não traz ao sambódromo um desfile completo. Ano a ano a escola liderada por Alberto Carioca segue pegando a verba pública para, no fim, ‘cumprir tabela’. Foi isso que fizeram na noite da 2ª: cumpriram tabela e, apesar dos esforços dos foliões, não havia nem mensagem e nem beleza no que levaram para o sambódromo. Lamento que um conjunto de bairros tão grande tenha uma agremiação mal gerida e que ano após ano faça um desfile cada vez menos respeitoso com o público. Lamento!
Em razão de sua péssima apresentação, a Escola Unidos do Aero Rancho foi desclassificada, com isso, terá redução de recebimento de recursos no ano de 2024.
AS ESCOLAS VITORIOSAS
A escola que levou o 1º lugar no Carnaval 2023 foi a Deixa Falar, que conseguiu emplacar um samba enredo de fato, ótimo, com todos os elementos do time campeão - nesse caso, tetracampeão e que leva o título subsequente. Homenageado pela escola, o presidente de honra, Salvador Dodero, de 80 anos, falou ao TeatrineTV sobre a conquista do título consecutivo.
“O segredo para nosso sucesso é trabalho, trabalho, trabalho! Esse ano, nós fizemos mais uma demonstração do quanto somos capazes de produzir um lindo Carnaval. Mais um título que vai para a estante da escola. São 4 títulos de 1º lugar e esse ano os ensaios estavam lotando, não cabiam pessoas, isso demonstra o quanto nossa escola está potente e deve se preparar para o Carnaval de 2024”, comentou Dodero em evento na noite da 4ª.feira (22.fev), na Praça do Rádio, onde foi anunciada a campeã do desfile.
O 2º lugar ficou com a Vila Carvalho, que apresentou o enredo "Carvalho em uma nova era: Em minha casa há várias moradas, não estamos sós". Não conseguimos falar com os representantes da escola.
O 3º lugar foi da Igrejinha, com o enredo "Uni-Duni-Tê: A Igrejinha vem brincar com você". Não conseguimos falar com a a presidente da escola de samba Igrejinha, Marisa Fontoura Ocampos.
O quarto lugar ficou com o enredo "No rufar da bateria me entrego à emoção. Cinderela, 30 anos de amor e paixão". A agremiação do bairro José Abrão liderada pelo presidente Diogo Miranda é um belo exemplo de organização e responsabilidade com o desfile carnavalesco. Apesar de não ter nem mesmo um barracão para desenvolver suas atividades, Cinderela conseguiu emplacar uma linda apresentação, trabalho feito ao longo de todo o ano. “Família, sabe? A gente preza muito pela nossa comunidade. Tentamos agregar pessoas novas... Viemos trazendo um enredo sobre a história dos 30 anos da nossa escola, sobre o surgimento da Cinderela. Conseguimos relembrar o pessoal que começou lá atrás e trouxemos ao sambódromo a nova geração, tínhamos crianças na bateria, carros alegóricos e nas alas em geral. Nesse ano, conseguimos agregar a família, pais e filhos, e assim fazer um belo carnaval”, disse o presidente da agremiação, celebrando o resultado.
Diogo explicou à reportagem que além de Carnaval, a agremiação tem ações sociais ao longo de todo o ano. “Na Cinderela Tradição, a gente tem um trabalho que a gente faz o ano inteiro. Todos os domingos a gente mantém ali no José Abrão um projeto chamado Amigos da Cinderela, onde a gente faz eventos e arrecadação de alimentos, fazendo a parte social e arrecadando recursos para adquirir nossa matéria prima e já fazer o carnaval do ano seguinte. Acabamos trabalhando o ano inteiro! Domingo é samba na Cinderela, pode ir lá que o bicho pega”, disse.
Para Diogo, a Cinderela Tradição teria mais possibilidades de entregar um material ainda melhor caso tivessem um local para realização das confecções. “A gente precisa de um espaço, um barracão, um espaço nosso! A gente tem trabalhado ao ar livre ou de casa em casa, porque não temos um espaço nosso. Se o poder público dessa uma olhada com carinho e nos ajudasse com um espaço, nos ajudaria muito”, completou. O presidente da Cinderela disse que em dois meses já devem anunciar o tema da próxima apresentação: “Acaba um carnaval, começa outro”, finalizou.
O 5º e 6º lugares foram para Os Catedráticos do Samba, com o enredo "Coxim" e Unidos do Cruzeiro, que representou o enredo "Per Fumum: A Essência Que Me Seduz".
Vale destacar a apresentação regular de 'Os Catedráticos do Samba', que conseguiu emplacar um samba enredo belíssimo em homenagem ao município de Coxim. A Escola comandada pela presidente Marilene Pereira de Barros, impressionou com uma Comissão de Frente exitosa em movimentações. Infelizmente, ultrapassou o tempo limite de 45 minutos, mas que foi uma linda apresentação, isso foi. Devido a lentidão ao atravessar o sambódromo, não conquistou espaço no pódio.
REPASSES
Em 2023 a Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul (FCMS) foi a grande patrocinadora do Carnaval. A entidade cultural repassou R$ 800 mil para a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande MS (LIENCA). Eis a íntegra. Além dos recursos, toda estrutura montada no Sambódromo foi fornecida pela FCMS.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), disse que repassou um subsídio de R$ 440 mil às 8 escolas que desfilam na Capital, sendo que apenas 7 foram julgadas.
Desfile da escola de Catedráticos do Samba