A escritora e poeta Mara Calvis, natural de Campo Grande, lança duas novas obras em homenagem a Ribas do Rio Pardo: o livro Desenrolando a Nossa História e o gibi Histórias e Memórias de Ribas do Rio Pardo.
Com 30 livros e 10 gibis publicados, Mara é uma das principais vozes literárias de Mato Grosso do Sul e busca, nesta nova fase, preservar a memória e a cultura local.
O livro Desenrolando a Nossa História é resultado de um ano de pesquisa, com entrevistas a moradores antigos e consultas a acervos históricos.
Segundo a autora, obra resgata relatos, fotos antigas e informações sobre o hino da cidade, geografia e figuras importantes da história local.
O gibi Histórias e Memórias de Ribas do Rio Pardo foca nas tradições culturais, abordando eventos como a Festa de São Sebastião e o surgimento de artistas locais, como escultores, músicos e artesãos.
A narrativa do gibi é conduzida pelos personagens Seriema e Anta, que levam o leitor por uma viagem histórica pelas transformações da cidade.
As obras foram desenvolvidas em parceria com o SEBRAE e fazem parte da iniciativa "Cidade Empreendedora", com apoio para pesquisa, escrita e diagramação.
O lançamento ocorrerá no dia 8 de novembro, durante o evento Conecta Ribas do Rio Pardo 2024, no Ginásio de Esportes Municipal José Miguel Sanches Vigilato.
Após o lançamento, haverá palestras curtas sobre histórias educacionais inspiradoras, enriquecendo ainda mais a programação cultural do evento
EXTRATO
A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo disse que colaborou na impressão e distribuição de mil exemplares para escolas e bibliotecas municipais.
No entanto, o TeatrineTV apurou que 5 setembro de 2024, a prefeitura fechou um contrato com Mara adquirindo 3.070 livros, sendo 2.070 exemplares desses lançamentos e outros 1 mil exemplares de dez outros lançamentos da autora, sendo 100 de cada. A prefeitura destinou R$ 143.500,00 para esse compra autorizada pelo Secretário Municipal de Educação, Nizael Flores de Almeida. A íntegra.
Conforme o Censo de 2023, o município de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, registrou 3.628 matrículas no ensino fundamental e 690 no ensino médio. Dessa forma, a prefeitura adquiriu livros para atender quase a totalidade dos alunos da rede.