A partir das 17h do sábado (11.mai.24), no Armazém do Campo (Rua Juruena, 309), ocorreu o "Encontro dos Amigos e Amigas do MST/MS", ação política, artística e cultural que combinou debate, exaltação da luta e leilão de cestas de produtos naturais da reforma agrária, a diversas apresentações artísticas. O encontro foi parte dos preparativos para o VII Congresso Nacional do Movimento Sem Terra (MST). O TeatrineTV esteve no local e realizou a cobertura fotográfica de momentos marcantes do encontro.
Além de leilão, haviam estandes pelo espaço com exposições e venda de produtos naturais do campo, como queijo, mel e doces caseiros. Estavam abertas lojinhas com venda de roupas personalizadas do Partido dos Trabalhadores, com o nome do presidente Lula e vestes com palavras de ordem do MST e diversos movimentos sociais. Haviam locais onde vendiam-se espetinhos, pastéis, pratos veganos e bebidas.
Estiveram no evento a deputada federal Camila Jara (PT) - pré-candidata a prefeita de Campo Grande (MS); o Coordenador Nacional do MST, João Paulo; diversos pré-candidatos a vereador; a deputada estadual Gleice Jane; a vereadora da Capital Luíza Ribeiro e lideranças administrativas do Partido dos Trabalhadores.
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
A Banda Sambacaos, como havíamos adiantado aqui, levou diversos sucessos do samba para o local. A banda é formada por João Filipe (tantã de marcação), Gabriel Mendes (pandeiro), Julian (cavaco e voz), Dilian (tantã de corte), Lilian (Violão e voz) e Vinícius (reco-reco/tamborim e voz).
O cantor e compositor Nico fez um voz e violão cheio de personalidade. Apesar dos problemas sistemáticos no som durante sua apresentação, ele conseguiu sobressair. Lamentável, porém, um som de péssima qualidade oferecido a uma artista de altíssimo potencial.
Além disso também chamou a atenção do público as rimas e a impressionante performance do cantor, poeta e artista de rua CJ MC. Ele também precisou driblar o precário equipamento de som oferecido pelos organizados do evento. Isso, entretanto, motivou o artista a executar rimas sem o uso do aparelho enquanto um técnico tentava solucionar as falhas sistemáticas. Após alguns minutos, foi oferecido o microfone a CJ que apresentou à plateia músicas autorais, mesclando batidas de rap a poesia.
A cantora, compositora e instrumentista, Rhaysla, foi outra atração que executou uma grande apresentação musical. Ela teve menor problema com o equipamento de som, apesar de ruídos atrapalharem a apreciação da qualidade musical facilmente identificada na jovem artista. Ela estava acompanhada de uma músico, detalhista nos solos, também prejudicado pelo som precário.
A dupla Adão Reis e Moacir Kadiwéu levantou o público com o chamamé, levando as presentes a afastarem as cadeiras e improvisar uma pista de dança.
Compondo a programação, tirou o fôlego do público, o número circense do grupo Cia Apoema, com Nathália Maluf e Roberto Pimenta. Apesar de lindo, o número não teve qualquer luz dedicada e ocorreu na pista de dança improvisada, com pouca iluminação que desse destaque a beleza e qualidade técnica levada ao local pelos artistas.