Com apresentação da Professora Rô e Alex Figueiredo, a edição deste domingo (22.out.22), do Sarau no Parque estará no Bosque Caburé, na Rua Antônio João Escobar, 404, no Jardim União, a partir das 16h. A entrada é gratuita.
Com diversas atrações musicais, brincadeiras para as crianças, oficinas e outras atividades, o Sarau no Parque busca promover a cultura e cidadania nos bairros periféricos da Capital e, dessa vez, os maiores contemplados serão os moradores da região do União/Oliveira.
Ao TeatrineTV, o presidente da Associação Amigos do Bosque, iniciativa fundada para zelar pelo local que receberá o evento, Édio Guimarães, disse que os moradores estão animados por poderem participar do evento.
“O Festival vem oferecer mais alegria para o coração de cada um dos moradores. Eles estão motivados e ansiosos para o Festival Sarau”, declarou.
A área que hoje é ocupada pelo Bosque era um lixão (é uma área de disposição final de resíduos a céu aberto), que foi encerrado para dar lugar à natureza, há 5 anos e, para Guimarães isso faz com que realizar um sarau lá seja “tão grandioso para eles”.
“Um reconhecimento de tanto esforço para transformar nosso espaço em um Bosque. A região é muito carente. Não temos nem asfalto, áreas de lazer, imagina Cultura?”, desabafou.
De acordo com a programação divulgada pela Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (Secic), o evento contará com muita música, que ficará por conta da dupla sertaneja regional Ado Souza e José Victor. No Rap terá o grupo Voz do Gueto e da Rapper Labrysa.
Ainda sobem no palco a banda de rock regional CG Hell e a dupla Jhenyfer e Gustavo. O DJ Paulo Freitas estará na pista de dança.
Para as crianças terá palhaçaria e malabares com o Palhaço Légo e contação de histórias com Rafael Bendô. As brincadeiras serão com a brincante, Natália Maluf.
Os povos originários mostraram parte de sua cultura com apresentações do Grupo Cultural Indígena Guarani Kaiowá Pa’l Kuara Rendy- Raio de Sol e com o stand do Coletivo dos Povos Originários.
A dança fica por conta dos grupos Companhia de Danza Guarani da Associação Colônia Paraguaia e com a Companhia Par, que apresentará dança de salão, e o grupo Conexão Urbana.
Ainda terá gastronomia com Associação Amigos do Parque e com a Associação Mulheres do União.
Além de literatura com Aurineide Alencar, exposição da artista plástica Mila Freiras, moda e design com Elisêngela Caetano e digner de bijuterias com Maria Dalete, bem como o stand Cidadania com BR Garden e Viveiro plantas nativas regionais.
O BOSQUE
Fundado há 5 anos, o Bosque do Parque é uma área que antigamente foi ocupada por um lixão, no Conjunto União, até que um grupo de moradores resolveu transformar o local plantando mais de 300 mudas de espécies variadas.
“Criamos uma associação para manter e cuidar da área, a Associação Amigos do Bosque que está agitando tudo por aqui e vamos transformando e trazendo qualidade de vida para a população de toda a região”, concluiu Édio Guimarães.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”