Com um público estimado em 550 pessoas, a 20ª edição do Sarau no Parque realizada no último domingo (20.nov.22), na Comunidade Tia Eva contou com diversas atrações e atividades para fortalecer a cultura afro-brasileira e celebrar o Dia da Consciência Negra.
Além de atrações culturais com música e atividades para todas as faixas etárias, o evento também contou com a participação de lideranças da comunidade e de movimentos que fomentam o combate ao racismo.
Dessa forma, foi possível colocar em pauta questões trazidas pela desigualdade racial e também falar sobre o empoderamento pessoal e profissional desta parcela da população
A atração ainda contou com a apresentação do Grupo de Percussão Tia Eva, dos sambistas mirins Paulo e Pedro, do cantor de Black Music Renato Jackson, bem como com o Grupo de Dança Suzana Leite e do Grupo Sarará Kriolo.
No evento também teve declamação de poesia com Monteiro Zátula, teatro com o Grupo Ubu, contação de história com Cristine Wutzke, além de capoeira com o grupo Poro da Barra, discotecagem com o DJ Larcky e música com Bethynho Show.
A companhia Liga All Style organizou uma batalha de ritmos, no qual o dançarino Ariel Lukas saiu vitorioso. Há três meses em Campo Grande, o artista, natural de Dourados, disse que foi uma alegria ganhar a competição.
Ao TeatrineTV, o dançarino também pontuou que é uma forma de incentivar cada vez mais pessoas a praticarem essa atividade.
“É uma sensação de conquista e satisfação por ter visto que os estudos da dança deram certo e gerou um resultado. É um reconhecimento e alegria por ter contagiado o público e incentivar pessoas a seguirem e experimentar essa coisa maravilhosa que é a dança”, afirmou.
Ainda no resgate da cultura afro-brasileira, a trancista Nathy ministrou a oficina de tranças afro. A literatura ficou por conta do estande organizado por Jaiminho.
O Projeto Amor em Ação e a marca de roupas Chavosa Store também marcaram presença com seus estandes.
O domingo ainda contou com a oficina de reciclagem de óleo de cozinha na produção de sabão organizada pelo Centro de Cultura e Educação Tia Eva. Ainda tiveram atividades voltadas para o artesanato dos povos originários e tradições indígenas, bem como práticas de educomunicação por meio do projeto Cidadania Viva.
De acordo com Ronaldo Jeferson da Silva, presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, o evento veio agregar ainda mais no resgate das raízes culturais da comunidade e da matriz africana.
“Tem uma importância muito grande ter um momento cultural dentro da nossa comunidade em um dia tão emblemático para nós, negros. E, no Dia da Consciência Negra, a gente vê aqui linguagens que tem haver com a negritude, como a percussão, a cultura hip hop, o samba, os contos africanos. Uma infinidade de representações que surgiram de artistas negros”, pontua
O Sarau no Parque começou em julho e percorre bairros de Campo Grande levando arte, cidadania e entretenimento para a população. A próxima edição será realizada no próximo domingo (27.nov.22), no bairro Universitário.
O projeto é uma realização da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), ambas instituições do Governo do Estado.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”.
Antes de sair…
Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!
O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.
Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!