O show gratuito de Madonna, que ocorreu na noite de sábado (04.mai.24), levou mais de 1,6 milhão de pessoas à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O evento marcou o fim da turnê mundial 'The Celebration Tour', em celebração aos 40 anos de carreira da cantora pop e se tornou destaque nos principais jornais internacionais, que o consideram o maior show da história da cantora e um dos maiores shows do mundo.
Com participações das brasileiras Anitta e Pabllo Vittar, Madonna homenageou brasileiros ilustres como Renato Russo, Cazuza, Abdias do Nascimento, Paulo Freire, Pelé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mano Brown, Erika Hilton, Marta, Cacique Raoni, Maria Bethânia, Daniela Mercury, entre outros.
MEGAESTRUTURA
O show de Madonna empregou ao menos 14.000 pessoas. Nas areias de Copacabana, foi montado um palco de 812 metros quadrados, sendo 24 metros de frente e pé direito de 18 metros, ligado a duas passarelas de 20 metros cada e a uma passarela central de 22 metros de extensão. A iluminação contou com 1.100 metros quadrados de LED.
Conforme o governo do estado do Rio de Janeiro, o público de mais de 1,6 milhão de espectadores, incluiu cerca de 150 mil turistas, rendendo um retorno financeiro superior a R$ 300 milhões. Com o evento, a ocupação hoteleira atingiu 96% durante a estadia da cantora na cidade.
A Polícia Militar montou um esquema de segurança com 3.200 agentes nas ruas, além do auxílio de câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial. Durante o show, foram apreendidos mais de 160 objetos perfurocortantes em diversos pontos de bloqueio e revista e 33 pessoas foram conduzidas às delegacias do bairro. A Polícia Civil registrou ao menos 213 ocorrências e efetuou sete prisões.
Para a manutenção da limpeza da praia, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 1.518 garis e 65 veículos, resultando na retirada de 287 toneladas de resíduos da areia.