Será realizada das 15h às 22h de sábado (25.nov.23) a 5ª edição da festa "Afronta - Pretinhosidade", na Praça do Preto Velho, em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita.
Segundo as realizadoras Jéssica Cândido (Jéss), Camila Maiara, Luciana Ferreira (Negalu) e Lua Maria, o evento busca promover artistas pretas e pretos da cena local, em especial das culturas Hip Hop, LGPTQIAPN+, indígenas e periféricos."O evento surgiu da necessidade de criar vínculos entre artistas pretos que produzem na cidade, entendendo que a população negra é majoritariamente pobre e assim como precisa de políticas públicas específicas, também precisa de eventos e espaços que gerem renda, evidência e diversão com respeito a população preta", descrevem.
A programação conta com exposições de artistas visuais, feira criativa com moda autoral de roupas e acessórios, área kids e apresentações musicais do rapper paulista Nego Max e dos campo-grandenses Vadios67, Posse Sul Rappers, Suburbia, Serena MC, Mamba, Angelique, Silveira, Lucy, Hemp e Voz do Gueto.
Além disso, integram a programação, as Djs Lattyna, LadyAfroo, B2B Afroqueer e o Dj Kaike. Também se apresentam as dançarinas de danças urbanas Livia Lopes, Sidibi, Ariel e Eduarda. No vogue, se apresentam Imperatriz Yara, Maya da Silva, Flávio Santos e Grey Clink. O Coletivo Suburbanas também confirma a presença da B-girl Carla, Eduarda, Suburbia, Serena MC, DJ Lattyna e Graffite com Choro.
A reportagem apurou que "Afronta - Pretinhosidade" recebeu apoio financeiro por meio de contratação direta da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), no valor de R$ 50 mil. O extrato de parceria foi assinado em 07 de novembro com a destinação da verba para a Associação das Mulheres da Favela de Mato Grosso do Sul, em correalização com o Governo do Estado e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC).