A primeira edição do ‘Sarau Multicultural’ acontece neste sábado (15.abr.2023), a partir das 19h no Ateliê Ramona Rodrigues, em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita, com contribuição espontânea.
A programação conta com apresentações de música, dança, circo, poesia e contação de histórias, além de cinema, gastronomia e feira de artesanatos.
Idealizadora do evento e gestora do espaço que leva seu nome, a atriz e diretora de teatro, Ramona Rodrigues, contou ao TeatrineTV que começou a produzir saraus há mais de vinte anos, por sugestão de seu marido. “Eu comecei a fazer sarau no quintal do espaço onde eu dava aula, tinha um quintal bem grande, era na minha casa e começamos a fazer sarau lá. Eu dou aula de teatro há quase quarenta anos e fazia sarau só com meus alunos, de lá pra cá eu sempre fiz sarau em diversos lugares. Neste espaço, nós estamos há doze anos”, introduziu.
Apesar de frequentes, os saraus do ateliê costumavam ser restritos ao espaço interno do prédio, que também recebia feiras de arte ao menos duas vezes por ano. “Lá tem um corredor bem largo, onde é nosso estacionamento e de quem trabalha ali. Quando é final de semana, fica vazio e a gente sempre fez algumas atividades, só que eu sempre fazia dentro do espaço do nosso prédio e estendia na frente da nossa área do estacionamento”, explicou Ramona, dizendo que desta vez, o evento será maior, a ponto de utilizar todo o corredor do espaço.
“Eu já produzi eventos de todo tipo, de todo tamanho, mas, depois da pandemia, é a primeira vez que fazemos nesse formato. Eu convidei dez expositores, que farão uma feirinha de arte no corredor. Estes artistas eu selecionei a dedo mesmo, são uns dos meus melhores amigos e tentei colocar um pouco de cada coisa. Temos os meus filhos envolvidos também e meu marido, que é músico, vai tocar com a banda dele, a Santo de Casa”, explicou Ramona, que também destacou a apresentação da professora de circo, Nathália Maluf, ao lado de José Roberto Pimenta.
O evento ocupará todo o Ateliê Ramona Rodrigues, com apresentações concentradas no espaço interno, onde fica o teatro de bolso e a lojinha da Ramona. A feirinha, por sua vez, estará apenas no corredor de entrada, onde o público poderá adquirir cerâmicas, telas, calendários, esculturas, mandalas, roupas, fantoches, bottons, canecas e acessórios.
Ao ser questionada sobre suas expectativas, Ramona confessa que, apesar de o foco estar nos alunos do ateliê e em suas famílias, espera que mais pessoas possam prestigiar o evento. “A expectativa é que as pessoas compareçam pra apreciar o nosso trabalho, a nossa arte. Vai ser um evento pra toda a família, vamos ter crianças se apresentando, a partir de três aninhos. Vamos estar passando o filme da Beth e Betinha, que é a primeira dupla sertaneja de mulheres do MS. Elas estão vivas e a Marineti Pinheiro, outra amiga, parceira, fez esse curta sobre elas e vamos estar exibindo”, celebrou.
EXPOSITORES
Adelaide Barbosa (cerâmica), Antônia Hanemann (telas e calendários), Beto Monteiro (telas e escultura), Chris Rosa (mandalas), Dagoberto Pedroso (telas), Maria de Q (roupas), Eumelanina Store (moda fitness), Mara Rojas (fantoches de feltro), Botão Brindes (bottons e canecas), Sandra Padilha (Acessórios) e Ateliê Ramona Rodrigues (brinquedos artesanais).
SERVIÇO
O Ateliê Ramona Rodrigues fica na Rua 14 de Julho, 1431, casa 3, no Centro de Campo Grande (MS).
Mais informações podem ser obtidas pelo (67) 9903-3550