Logo TeatrineTV
TRIBUTO A BOB MARLEY

MS celebra o Dia Nacional do Reggae com três dias de ação cultural

Homenagem começa na 4ª.feira (8.mai) com sessão cinematográfica no MIS

Por TERO QUEIROZ • 07/05/2024 • 15:08
Imagem principal Bob Marley é homenageado na Capital sul-mato-grossense. Foto: Reprodução

Acontece às 20h da quarta-feira (8.mai.24) uma sessão gratuita do filme "Marley" de 2012, do diretor Kevin Macdonald. A sessão será no Museu da Imagem e do Som (MIS), no 3º andar da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em Campo Grande (MS). A classificação indicativa é de 16 anos.

A curadoria da sessão está a cargo do jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Pierry, que será o mediador de um bate-papo ao final da sessão.

Já às 19h da sexta-feira (10.mai), Diego Manciba, presidente da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul, estará num bate-papo online com escritor, jornalista e indigenista André Duarte P. de Albuquerque, onde devem debater a cultura Rastafari, sua conexão com o reggae e a África. A conversa terá transmissão ao vivo no Instagram @a.reggae.ms.

As ações antecedem o sábado (11.mai.24), quando se celebra o Dia Internacional do Reggae. Na data acontecerá o 'Tributo a Boby Marley', com entretenimento para crianças, música ao vivo, artesanato e paredão de som das 15h às 22h do sábado, tudo nas dependências do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O cantor e compositor jamaicano Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, é considerado o maior símbolo da cultura Reggae e Rastafari do mundo. Ele morreu aos 36 anos, em maio de 1981.

BOB MARLEY E O REGGAE

O evento é uma realização da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul. Segundo Diego Manciba, essa celebração acontece mundialmente todos os anos, e no Brasil, tornou-se tradicional desde 2012, quando a data comemorativa ao gênero musical ganhou instrumento legal. "Foi instituída em lei sancionada pela então presidente Dilma Rousseff (PT), uma festa como essa tem como objetivo reunir as pessoas dessa comunidade, a fim de termos bons momentos... cantar, dançar e se alegrar", introduziu Manciba.

Dados da plataforma Spotify, afirmam que Bob Marley ainda ocupa o posto de artistas mais ouvidos deste estilo musical. Ademais, ele também é o responsável por ter difundido o reggae e espalhado o som ao redor do planeta, fazendo jus ao título de “Rei” desta categoria.

No entanto, cantores e bandas nacionais igualmente se destacam nos fones dos brasileiros. Natiruts, Maneva, O Rappa e Armandinho estão entre os nomes de reggae mais escutados no Brasil

O Spotify também informou que o grupo Alma Livre é a banda de reggae que mais cresce no Brasil, com um aumento impressionante de 457% em reproduções de janeiro a junho de 2023.

Sobre os artistas internacionais que estão ganhando espaço pelo país, o destaque vai para Andrew Tosh, com 310% de aumento em streams.

ATRAÇÕES CONFIRMADAS

Conforme Manciba, o Rockers Sound System e a Radiola Reggae, atrações do evento, são paredões de som muito apreciados pelo público. "Essa colaboração vem da experiência com o Bloco Reggae de Carnaval de Rua. O público respondeu bem ao formato de três paredes de som que apresentamos e nos permitiu oferecer ao público uma imersão total na música reggae".

Para tornar o ambiente mais acolhedor à família, Manciba detalhou que várias parcerias foram fechadas, oferecendo entretenimento a diversos públicos. "Vai haver cobertura fotográfica para a família e amigos registrarem os momentos em boa qualidade. Nas primeiras horas do nosso evento especial em homenagem a Bob Marley, reservamos um espaço especial para as crianças (0-12 anos)! Junte-se a nós para uma tarde cheia de diversão e música com a talentosa cantora Sheyla Canamaro e seu emocionante projeto de Músicas Infantis Autorais, "Vem Cantar Comigo", adiantou.

Além disso, os pequenos terão visita guiada na exposição "Entrosamento", no Centro Cultural. "Hoje em dia muitos papais e mamães não têm opções para sair de casa com suas crianças, queremos criar esses bons momentos com todas as pessoas de todas as idades", disse Manciba.

Convidado de destaque no evento, o renomado radialista Rasdair da Mata, contará curiosidades sobre Bob Marley. Produtor e apresentador há 8 anos sem interrupção do programa Xaymaca Reggae, que vai ao ar todos os domingos das 18:00 às 21:00 na Redee FM 104.7, Rasdair tem uma carreira de 25 anos em defesa do Reggae.

Também está confirmada para o evento a participação do Flagman Gustavo Jordão – considerado o porta-bandeira do Rockers Sound System. "Ele é responsável por animar a multidão e energizar o ambiente durante as sessões de música ao vivo. O flagman segura bandeiras coloridas, dança, e frequentemente interage com o público, encorajando todos a se envolverem na experiência musical. Sua presença é uma parte essencial da atmosfera vibrante e festiva dos eventos de Sound System. Ele é como um mestre de cerimônias, mantendo o clima alto e a energia positiva fluindo", detalhou Manciba.

Os seletors do evento serão o próprio Diego Manciba e Daniel Jah Rebel, que serão acompanhados de amigos e convidados nos vocais, incluindo os cantores André Stábile, João Leão, Rafaela Oliveira e Édipo Ortiz. Além disso, devem tocar no evento os instrumentistas Carlos Pinho na guitarra e Todi no saxofone.

Estão garantidos os espaços para o artesanato, área para crianças e opções de alimentação saudável.

A entrada é franca, no entanto, os organizadores solicitam que os participantes tragam alimentos, roupas e brinquedos para doação a entidades carentes. "Devido aos acontecimentos extremos na região do Rio Grande do Sul, decidimos destinar todas as doações para o Centro de Tradição Gaúcha, que fará a destinação até as vítimas", revelou Manciba.

ALINHADOS A CULTURA REGGAE

Questionado sobre como a Associação Reggae de Mato Grosso do Sul selecionou os artistas e expositores que participarão do evento, Manciba revelou: "A Associação Reggae MS promove propostas de artistas e artesãos alinhados à cultura do reggae, música autoral, à cultura afro, cultura popular e de rua. Nosso espaço Arte & Artesanato tem o intuito de colaborar de forma gratuita com o desenvolvimento da economia local, com trabalho produzido por pessoas do nosso estado e promover a disseminação da cultura rica que produzimos, dentro de um evento com música, dança, cultura de rua e muita energia boa".

A escolha do Centro Cultural como palco dessa edição do evento mira democratizar o acesso, sustentou Manciba. "O centro da cidade continua sendo o local de acesso mais fácil ao público em geral e promove a cultura reggae na região central da cidade. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está completamente reformado e conta com uma ótima estrutura interna e externa, o local é acessível para pessoas com deficiência, tem uma boa iluminação a muito tempo precisávamos de um centro cultural como esse na nossa cidade".

MENSAGENS DE BOB MARLEY

Manciba disse que há boas expectativas em relação ao público, pois o apoio da Fundação de Cultura ao evento oportuniza que a mensagem chegue mais longe. "Esperamos que seja uma celebração memorável e inspiradora para todos os presentes, onde possamos nos reunir em torno da música e dos ideais de paz, amor, união, direitos iguais e justiça que Bob Marley tanto defendia", anotou.

A liderança reggae reforçou que o objetivo principal do evento é o de criar um ambiente acolhedor e vibrante, onde todos se sintam parte de uma comunidade unida pelo amor à música e à cultura reggae. "A mensagem central que esperamos transmitir através dessa celebração do legado de Bob Marley é a importância do amor, da paz e da união como forças transformadoras na sociedade".

Ele completou reforçando o convite a toda a população. "Eu diria que esta é uma oportunidade única de celebrar o Dia Nacional do Reggae em grande estilo, ao lado de outros amantes da música e da cultura reggae. Será uma tarde incrível de boa música, boa comida e boas vibrações – não perca essa chance de fazer parte deste tributo especial a Bob Marley!", concluiu.

A ação cultural conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Centro Cultural José Octávio Guizzo, Programa Xaymaca Reggae e Redee FM 104.7.

SERVIÇO

  • Evento em Comemoração ao Dia Nacional do Reggae e Tributo a Bob Marley;
  • Data: 11 de maio de 2024;
  • Horário: 15h às 22h;
  • Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453 – Centro;
  • Entrada franca. Levar alimentos, roupas ou brinquedos para doação.

 


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao