A grande final do Duelo Estadual de MCs 2024 acontece em 19 de outubro, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande (MS).
O Duelo Estadual de MCs abrange 11 municípios, promovendo a cultura hip-hop e cumprindo uma função socioeducativa. "Até o momento, mais de mil pessoas foram mobilizadas, destacando a importância do movimento na formação de identidade e expressão dos jovens", diz a equipe "Mosaico Hip-Hop", que organiza o atividade artístico-cultural.
A programação terá início às 14h. Ao todo, competem os seguintes 16 finalistas selecionados desde julho desse ano:
- Miliano e Kamui de Dourados;
- Vidyzin, Vitin, Rude Reis, CBL, Uvinha, Lich, Michel, Corvalan e Jota de Campo Grande;
- Gaxpar de Ladário;
- AC e Adriel de Corumbá;
- Kabraw de Chapadão do Sul; e
- Zaack de Três Lagoas.
Os competidores foram escolhidos em seletivas regionais que envolveram mais de 150 participantes. O campeão do duelo representará Mato Grosso do Sul no Duelo Nacional de MCs.
Além das batalhas, o evento incluirá uma feira criativa e gastronômica, bem como um espaço dedicado para crianças, com o intuito de tornar a experiência acessível a famílias. A organização da ação cultural prevê um público estimado em 500 pessoas.
"A realização do evento é feita de forma autônoma e voluntária, gerando oportunidades de emprego para expositores e artistas locais. Entre os apoiadores estão instituições como a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Cultura e Turismo do estado", explica a equipe num documento enviado à imprensa.
A equipe organizadora busca apoio financeiro para a realização do evento, com um patrocínio de R$100,00. Esse suporte é considerado essencial para a viabilidade do projeto, que já conta com parcerias locais.