Logo TeatrineTV
'Kzulo' leva oficinas e show musical gratuito

'Kzulo' leva oficinas e show musical gratuito para Três Lagoas

Banda disse acreditar que pode expandir a vivência em Campo Grande

Por TERO QUEIROZ • 18/04/2023 • 16:08

Integrandes da banda campo-grandense Kzulo, realizam o projeto "Memória e Identidade", no sábado (22.abr.23), na Kasa do Matheus, em Três Lagoas (MS). A íntegra.

A proposta consiste na oferta gratuita de oficinas de gestão de projetos culturais, composição musical, musicalização, ritmo e percussão.

Além disso, às 20h30, do sábado (22.abr), a banda fará um show de 1h executando 12 músicas autorais. Eles contrataram a artista local, Alba Lessa, para realizar a abertura do show, que deve acontecer no mesmo local das oficinas.

Conforme o contrabaixista da banda, Ricardo Lourenço, essa é a 2ª cidade de um total de três que eles devem passar com o projeto.

“Nós estivemos primeiro em Dourados, foi uma ótima passagem por lá. Agora vamos à Três Lagoas e fechamos esse projeto em 6 de maio lá em Nova Andradina. As oficinas estão fechando turmas com mais de 30 pessoas e nosso limite no projeto era 25 cada, mas estamos tentando sempre por mais gente. Quanto ao show, é autoral, e em Dourados foi marcante o envolvimento do público, esperamos que nas outras cidades seja tão potente quanto”, esclareceu o integrante ao TeatrineTV.  

Por meio das oficinas, rápidas, mas objetivas, a banda disse acreditar que pode expandir a vivência em Campo Grande para o interior, numa estratégia para descentralizar o acesso à cultura.

“Já que estamos ampliando as ideias e colaborando com artistas locais. Com as vivências artísticas cada integrante do Kzulo vai passar um pouco do seu conhecimento, com temas que vamos trabalhar, que vão desde a composição e ritmos de percussão até a gestão de projetos culturais”, detalhou o contrabaixista.

O projeto é viabilizado com R$ 200 mil do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio de edital de 2021, no qual a banda foi contemplada. A íntegra.

“Nós estamos muito felizes com a circulação desse projeto. Levamos a mensagem do quanto é importante buscar acessar esses mecanismos de incentivo cultural, porque sem ele, isso tudo não estaria ocorrendo”, observou.

Na oficina de projetos culturais realizada em 8 de abril em Dourados, um anseio principal foi notado. “Na oficina, a gente percebe que o acesso à informação é a maior carência no interior. Não tem base... Eles não tem como se espelhar e às vezes a comunicação é difícil entre o estado e o interior. Eu mesmo há 7 anos atrás não sabia fazer edital. Com essas oficinas, a gente espera despertar força de vontade nas pessoas, principalmente nos novos, que podem ter nesses editais como da [Lei] Paulo Gustavo, uma boa oportunidade de início”, considerou Lourenço.

Sobre a ida à Nova Andradina, Lourenço não esconde a felicidade de retornar a sua cidade natal com o bem-sucedido projeto Kzulo. “Para mim vai ser bem da hora, porque eu sou de lá. Estou ansioso para trocar com essa geração de músicos de lá, que eu não conheci, porque vim para a Capital. Será bem bacana e estou entusiasmado para também ver a adesão deles às oficinas... Esse projeto é só alegria e compartilhamos essa felicidade por onde passamos”, completou.  

MINISTRANTES DAS OFICINAS

https://www.instagram.com/p/ClM1fQApJ3E/?utm_source=ig_web_copy_link

Estão sendo ministradas pelos 8 integrantes da banda, divididos da seguinte maneira:

  • oficina de gestão de projetos culturais na área musical, ministrada por Alejandro Lasso, Julián Vargas e Ricardo Lourenço
  • oficina de composição musical, ministrada por Lucas Rabelo, Marco Aurélio Moreira e Wellington Chaves; e,
  • oficina de musicalização, ritmo e percussão, ministrada por Cláudio Alves e Lana Dias.

As vagas para as oficinas em Três Lagoas já foram preenchidas, mas ainda estão abertas para a cidade de Nova Andradina, no dia 6 de maio. Os interessados devem fazer a inscrição clicando AQUI.

SERVIÇO

Os horários das oficinas serão passados aos inscritos no projeto "Memória e Identidade". O show será às 20h30, do sábado (22.abr.23), Rua Maria Guilhermina Esteves, 996, Bairro Santa Terezinha, em Três Lagoas (MS). A entrada é franca.

Mais informações podem ser adquiridas pelo Instagram da banda @projetokzulo.


Google News

Tags: #TeatrineTV, Campo Grande, CULTURA, destaque, FCMS, FIC, Mato Grosso do Sul, música, Projeto Kzulo, Três Lagoas

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao