Nesta 6ª.feira (14.out.22) uma dupla de ativistas do movimento ambiental Just Stop Oil, jogou sopa de tomate na obra “Os girassóis”, do pintor Vincent Van Gogh. O caso ocorreu na National Gallery, em Londres.
A pintura atacada está avaliada em U$84,2 milhões e é uma das cinco versões de “Os girassóis”, produzida a óleo pelo holandês no ano de 1888 e adquirida pela National Gallery em 1924. As outras quatro versões estão expostas em galerias no Japão, Alemanha, Estados Unidos e nos Países Baixos, onde fica o museu dedicado ao artista.
Em imagens que circulam as redes sociais é possível ver duas jovens vestindo camisetas brancas com os dizeres “Just Stop Oil” (do inglês, parem com o petróleo) atirando sopa de tomate da marca Heinz no quadro exposto na National Gallery. Em seguida, uma delas lança o seguinte questionamento: “O que vale mais: arte ou vida? Vocês estão preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do planeta e das pessoas?”.
A ativista brasileira pelos direitos dos animais, Luisa Mell, republicou o vídeo em seu Instagram e se mostrou chocada com a ação do grupo britânico. (sic) "Confesso q estou chocada. Sou uma apaixonada por arte, mas tb sou uma ativista e sinto diariamente um desespero por saber q estamos caminhando para o abismo e NÃO ESTAMOS agindo! O tempo está acabando. E n estamos mais falando de 2100! Estamos falando de 2045! Estamos a beira de um colapso climático e ecológico".
Apesar da agitação causada pela ação, a obra não foi danificada, já que é protegida por vidro. A agência de notícias Reuters afirmou que as duas manifestantes foram rapidamente detidas por crime de dano.
Em carta publicada no site do movimento, os ativistas informam que a ação ocorreu após duas semanas de resistência de apoiadores do Just Stop Oil, que vêm pressionando o governo britânico contra a renovação de 100 licenciamentos de petróleo e gás.
"Este não é um evento de um dia, é um ato de resistência contra um governo criminoso e seu projeto de morte genocida. Nossos apoiadores retornarão – hoje, amanhã e no dia seguinte – e no dia seguinte depois disso – e todos os dias até que nossa demanda seja atendida: nenhum novo petróleo e gás no Reino Unido".
JUST STOP OIL
Desde março, o grupo tem feito diversos protestos contra as mudanças climáticas, incluindo o interrompimento de um jogo da Premiere Liegue, quando um ativista se prendeu à trave de um gol por sete minutos. Também houve o bloqueio do grande prêmio de Fórmula 1, onde quatro ativistas se sentaram na pista de Silverstone em julho.
Nas redes sociais, o grupo se apresenta como causa que busca “Exigir que o Governo Britânico suspenda imediatamente todas as futuras licenças que autorizem a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás”.
Postagens do grupo no Instagram mostram ativistas de diferentes faixas etárias vestindo coletes na cor laranja e agindo em protesto pacífico ao segurar cartazes e faixas que questionam o posicionamento do governo britânico diante das mudanças climáticas.
Em um dos vídeos feitos em Londres, é possível ver uma mulher, que se identifica como “mãe de duas crianças”, sentada na St. George’s Circus ao lado de outros ativistas que seguram cartazes em silêncio. A polícia chega e arrasta um a um, enquanto a mulher questiona as ações do governo e convida mais pessoas a fazerem parte do movimento.