Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
'DEUS TE SALVE JOÃO'

'São João e Xangô são o mesmo', diz diretora de filme que será exibido no Pantanal Film Fest

Produção explora o 'Banho de São João', celebrado anualmente nas noites de junho no interior sul-mato-grossense

Por TERO QUEIROZ • 24/03/2025 • 19:01
Imagem principal Familiares da festeira Mãe Nice. Foto: Karen Freitas

O documentário “Deus te Salve João”, da diretora Karen Freitas será exibido às 18h de 25 de março de 2025 no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande (MS), com entrada gratuita e classificação livre. O filme integra a programação do Pantanal Film Fest, que ocorre de 24 de março a 5 de abril na Capital do estado.  

A produção de 17 minutos de duração, é um filme-ensaio que explora o Banho de São João, celebrado anualmente nas noites de 23 para 24 de junho em Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul.

"Deus te Salve João" oferece uma interpretação única das festividades do Banho de São João, abordando o sincretismo religioso e as fronteiras culturais que permeiam a celebração. Durante a produção do documentário, a diretora se imergiu no contexto local sem ter vivenciado a festa antes, o que fez com que o processo de filmagem fosse, segundo ela, uma constante descoberta. "Todo o processo de filmagem foi uma descoberta. Eu escolhi fazer um filme-ensaio sobre o Banho de São João sem nunca ter vivenciado ele antes. E essas sensações da descoberta estão o tempo inteiro no filme. Seja na maneira de filmar, o que eu filmei e a montagem", revelou Freitas.

A diretora Karen Freitas.  Foto: Diulen SchiaveA diretora Karen Freitas.  Foto: Diulen Schiave

Ela contou também que, ao longo das filmagens, foi surpreendida por imprevistos, como a morte de vários festeiros com quem planejava filmar, o que levou ao cancelamento de algumas gravações. No entanto, ela também destacou que alguns desses festeiros, apesar do luto, abriram suas portas para ela. "O filme aconteceu como deveria, foi surgindo durante o processo", disse.

A diretora observou como a festa mistura a fé católica com práticas de religiões afro-brasileiras. “O Banho de São João é uma ressignificação de muitas coisas, junção de diferentes liturgias e reinterpretações”, afirmou Freitas.

Andor da família da festeira Mãe Nice. Foto: Karen FreitasAndor da família da festeira Mãe Nice. Foto: Karen Freitas

A imagem de São João Batista, segundo Freitas, geralmente associado a festas juninas no Brasil, se encontra com elementos das religiões afro-brasileiras. “Analisando a hagiografia de São João Batista por meio dos textos bíblicos, percebemos que, na verdade, ele é um santo nada festeiro, mas no Brasil ele é repetidamente representado nas bandeiras e estandartes como a criança com aparência angelical que anuncia a chegada de Cristo, e que preenchem a decoração de festas juninas ou as ruas em procissões, também muito festivas e alegres, no mês de junho”, comentou a diretora.

Processos de filmagens. Foto: Sara WelterProcessos de filmagens. Foto: Sara Welter

Além disso, ela destacou a fusão entre o santo católico e o orixá Xangô, que representa a justiça e o bem-estar nas religiões afro-brasileiras. “Aqui, o santo católico, encruzilhou-se com Xangô, orixá do bem-estar, da vida e justiça. E para os festeiros que conheci, São João e Xangô são o mesmo”, afirmou a diretora. Para Freitas, durante as celebrações, é comum que se reze para um orixá de matriz africana ao mesmo tempo em que se canta para um santo católico, representando uma fusão cultural única.

Processos de filmagens. Foto: Sara WelterProcessos de filmagens. Foto: Sara Welter

EXIBIÇÃO NO PANTANAL FILM FEST

Familiares da festeira Mãe Nice. Foto: Karen FreitasFamiliares da festeira Mãe Nice. Foto: Karen Freitas

A exibição de “Deus te Salve João” no Pantanal Film Fest, que celebra a cultura local, é vista por Karen Freitas como uma importante oportunidade para dar visibilidade à cultura do Mato Grosso do Sul. Ela expressou entusiasmo em ver que outros filmes com temáticas locais também serão apresentados no festival, destacando a relevância do evento para a preservação e valorização dos patrimônios culturais regionais. "Notei que, além de 'Deus te Salve João!', no mesmo dia serão exibidos outros filmes dentro da temática festiva sul-mato-grossense e fiquei muito feliz por isso! A arte é um meio possível para a salvaguarda dos nossos patrimônios culturais também", afirmou a diretora.

Ela também enfatizou a importância de exibir a cultura local dentro do próprio estado, observando que “mais importante do que circular Brasil afora mostrando a nossa cultura, é circular dentro do Mato Grosso do Sul, em festivais que celebrem a produção e cultura local”, concluiu.

Além de dirigir, Freitas também é responsável pelo roteiro, montagem e som direto. A equipe de som conta ainda com a colaboração de Diulen Schiave e Sara Welter.

SERVIÇO

O que: Exibição do documentário 'Deus te Salve João' no MIS.

Quando: 18h, em 25 de março de 2025.

Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS), Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande (MS).

Entrada: Gratuita.

Por quê: O filme integra a programação do Pantanal Film Fest, no contexto do Campão Cultural.


Google News

Tags: Banho de São João, CORUMBÁ, Deus te Salve João, Karen Freitas, Ladário, Mato Grosso do Sul, Museu da Imagem e do, Pantanal Film Fest

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao