O premiado curta-metragem sul-mato-grossense 'O Formoso' será exibido às 18h, no dia 27 de março, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande (MS). O filme integra a programação do Pantanal Film Fest, que teve início em 24 de março e segue até 5 de abril, período em que exibirá 40 filmes.
A produção independente tem o roteiro de Luciana Bittencourt e Roberto Leite.
'O Formoso' já rodou o Brasil e o mundo, tendo passado por mais de 50 festivais, recebendo prêmios em mais da metade deles.
O enredo o curta é um retrato intimista de personagens da periferia e das rinhas, trazendo à tona um Brasil profundo e pouco explorado nas telas.

Em entrevista ao TeatrineTV, o diretor de 'O Formoso', Roberto Leite, compartilhou suas expectativas para a exibição na capital sul-mato-grossense: “Apresentar em casa significa que estamos tendo mais janelas de exibição, que antes estavam fechadas para o cinema local. O Pantanal Film Festival é uma esperança para que voltemos a ter festivais em MS. Então, trazer 'O Formoso' nesse momento é uma alegria, um filme que rodou o Brasil e o mundo, mas é de MS. Tenho muito orgulho disso”, declarou.
Leite comentou sobre a receptividade do filme ao redor do mundo: “O público tem me surpreendido a cada sessão. Uma entusiasta do cinema na última sessão elogiou: ‘Esse filme é um retrato do cinema brasileiro, ele tem clima de filme nacional que a gente gosta de ver’. Fiquei feliz porque foi essa nossa intenção, um filme que traria um mundo de rinhas e personagens de periferia que refletem um Brasil ainda mais explorado em histórias”, disse.
A obra tem sido bem recebida tanto pelo público quanto pela crítica, e Leite salientou o seu orgulho de como o filme está cumprindo seu papel de transmitir mensagens poderosas através da imagem e do som.

Além do impacto cinematográfico, Leite também abordou o potencial do audiovisual como meio de propulsão econômica. “Eu desejo que o governo veja que é um grande negócio, que vai atrair filmes e profissionais para MS. Ampliando a Film Commission, dando visibilidade a um Estado complexo e cheio de pessoas capazes de produzir cinema. Os festivais que já passei, a maioria deles não são um custo, são investimentos retornáveis”, destacou.
Para o diretor, um erro comum do poder público é ver o investimento em festivais como um gasto. “Precisa profissionalizar o festival. Um erro comum do Estado é achar que está gastando dinheiro com esse tipo de evento. Quando ele passar a tratar como negócio, logo virão os retornos. O audiovisual é uma área ainda jogada ao escanteio pelo poder público. Isso é fato. Só pegar, por exemplo, eventos de outras áreas, como artesanato. Eles têm eventos constantes e apoio de grande porte. Por isso, têm retorno”, concluiu Leite.
FICHA TÉCNICA
A produção de 'O Formoso' contou com um elenco composto por Espedito di Montebranco, Denio Leite e Andréa Freire. A direção de fotografia foi assinada por Rodrigo Rezende e Thiago Akira, enquanto a direção de produção ficou a cargo de Caroline Merlo. A trilha sonora é de Otávio Neto, e a montagem foi feita pelo próprio diretor, Roberto Leite. A animação ficou por conta de Wiliane Leite, com a direção de áudio de Kinho Guedes.
Ainda estão na ficha técnica de produção Tero Queiroz, Pablo Marques, Renato Zaar e Rodrigo Camargo. Luan Armando assinou a tradução. A identidade visual ficou por conta da NG Business Brand Studio e a assessoria de imprensa por Joilson Francelino.
SERVIÇO
O que: Exibição do ficção 'O Formoso' no MIS.
Quando: 18h, em 27 de março de 2025.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS), Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande.
Entrada: Gratuita.
Por quê: O filme integra a programação do Pantanal Film Fest, no contexto do Campão Cultural.