A Netflix já está cobrando nesta 4ª.feira (24.mai.23) uma taxa extra de de R$12,90 dos usuários que compartilham a conta com pessoas fora de sua residência. A taxa é adicionada mensalmente ao preço do plano.
Conforme a plataforma de streaming, "a conta Netflix deve ser usada por uma única residência" e, com isso, acessos registrados fora do endereço principal serão considerados indevidos.
A medida, vinha sendo aplicada em países como Honduras, Costa Rica, Chile e Peru. Recentemente, foi a vez de Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia a receberem a taxa extra. De acordo com a plataforma, a partir de hoje os usuários começarão a receber um e-mail com o aviso sobre a regra.
No Brasil, o compartilhamento de senhas é uma prática comum. Especialistas vinham dizendo que a empresa adotaria a medida no país, já que a mesma registra quedas no número de assinantes.
Atualmente, a empresa oferece duas maneiras de os usuários não serem onerados, se quiserem compartilhar o acesso de suas contas. Eles podem fazem a transferência de perfil: que permite levar dados para uma nova conta, e o gerenciamento de acesso e aparelhos, onde o usuário pode permitir ou desativar logins.
Veja, a seguir, o e-mail que será enviado aos usuários:
A temperatura no Twitter subiu e a reação entre os assinantes brasileiros não foi positiva. Muitos reclamam sobre não poderem compartilhar a conta com familiares que não moram na mesma residência e, até mesmo ameaçam o cancelamento da assinatura.
Outros já denunciam a empresa pela prática de venda casa. Eis alguns posts: