Maíra Bühler é diretora e roteirista. Seu último longa, “Diz a Ela Que Me Viu Chorar” (2019) venceu o Prêmio de Melhor Filme na mostra competitiva internacional no Olhar de Cinema; o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana; o de Melhor Filme Ibero Americano no Festival Internacional do Uruguai; o Library Prize no Festival Cinéma Du Réel; além de ter participado de alguns dos principais festivais de documentários do mundo.
Entre suas experiências como diretora de longa metragem, estão os documentários co-dirigidos com Matias Mariani: “A Vida Privada dos Hipopótamos” (2014), que estreou no FiD - Festival de Marseille e ganhou o Prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio; e “Ela Sonhou Que Eu Morri” (2012), que recebeu o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Paulínia e no de Viña del Mar, no Chile. Maíra é também uma das diretoras de "Elevado 3.5", longa-metragem vencedor do Prêmio de Melhor Filme Brasileiro no "É Tudo Verdade”.
Atualmente, Maíra desenvolve o roteiro de seu próximo longa, uma ficção chamada “Um Casamento”, premiada pelo Hubert Bals Fund, melhor pitching na sessão Punto Genéro do Ventana Sur, premiado no festival português de roteiros Guiões, selecionado para o Torino Film Lab e para a Pop Up Residence. O filme é uma coprodução entre Brasil (Abrolhos Filmes) e França (still Moving) e a série "Amigas", co-criada com Beatriz Seigner e premiada no Series Makers.
Como roteirista, Maíra assina o filme “Cidade Pássaro” (2019), de Matias Mariani, que estreou na mostra Panorama da Berlinale; o longa ficcional “Meu Nome é Gal”, dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi e produzido pela Paris Filmes; o filme “A Vilã das nove”, dirigido por Teo Poppovic, produzido pela Lupa Filmes/Disney, com estreia prevista para 2024; e o longa “Escola sem Muros”, de Cao Hamburger, em desenvolvimento pela Gullane/Globo Filmes. Além disso, Maíra acumula a experiência de ter sido roteirista no núcleo criativo dirigido por Anna Muylaert em sua produtora África Filmes, no qual colaborou em seus projetos cinematográficos e de séries.
Na televisão, Maíra criou com Cao Hamburger e dirigiu a série de 13 episódios “Conversa de Salão”, uma produção da Primo Filmes e Caos Produções que estreou na GNT; além de projetos na TV Futura e do telefilme Fios de Ovos, co-dirigido com Matias Mariani. Como roteirista de séries do streaming, seu último trabalho foi “Jogo da Corrupção”, uma coprodução entre About (Argentina) e Gaumont (França/USA), dirigida pelo ganhador do Oscar, Armando Bo. Desde então, Maíra, que escreve em espanhol e em português, tem se dedicado ao desenvolvimento de outras produções internacionais a serem filmadas no território brasileiro, com a mesma empresa.
Maíra nasceu em São Paulo, estudou Ciências Sociais na USP e fez mestrado em antropologia na mesma instituição.