Logo TeatrineTV
INÉDITO!

Festival exclusivo para curtas-metragens abre inscrições na Capital de MS

Filmes selecionados competirão pelo Troféu Tuiuiú

Por TERO QUEIROZ • 01/07/2024 • 16:25
Imagem principal Filme de Dannon Lacerda, 'As Marias', conta a histórias de suas tias trigêmeas, as 'únicas' nascidas em Guia Lopes da Laguna. Foto: Reprodução

Cineastas de todo o Brasil podem se inscrever no Festival Curta Campo Grande, dedicado exclusivamente ao formato curta-metragem – filmes com duração de até 30 minutos.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 26 de julho pelo site [CLIQUE AQUI].

Organizado pela Chalana Produções e idealizado pelo cineasta Dannon Lacerda, que já realizou 8 curtas ao longo de sua carreira, o projeto recebeu R$ 50 mil de recursos oriundos Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio de edital gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) – a íntegra – e conta com apoio do Sesc e da Fecomércio. “O audiovisual de Mato Grosso do Sul está tendo uma oportunidade muito grande para evoluir e conquistar novos espaços, pois a Lei Paulo Gustavo injetou recursos inéditos para a área e, com isso, novos realizadores estão tendo condições de concretizarem seus projetos”, pontuou Lacerda. 

Serão aceitos filmes finalizados em 2023 e 2024. Dannon Lacerda, revelou, porém, que o festival abrirá exceção caso a produção seja de MS: "Abrimos uma exceção para que filmes de MS possam ser inscritos sem estarem finalizados, pois entendemos que muitos desses filmes da nova safra ainda estarão em processo de pós-produção durante o período de inscrições”, observou, ponderando que as produções nacionais, por outro lado, só serão aceitas se já finalizadas. 

Em 15 anos de carreira, Dannon Lacerda realizou 6 curtas e 1 longa-metragem de ficção selecionados e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Em 15 anos de carreira, Dannon Lacerda realizou 7 curtas e 1 longa-metragem de ficção selecionados e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. 

Lacerda deu dicas sobre quais serão os critérios analisados para a escolha das melhores produções a serem exibidas no festival: “Qualidade do filme é o resultado que engloba todos os departamentos criativos que devem buscar uma unidade a partir da visão da direção. De nada adianta uma fotografia maravilhosa se o roteiro é fraco ou se as atuações não são convincentes. Os filmes que passam por essa primeira peneira, da qualidade, são avaliados por critérios como relevância temática, entre outros, determinados pela comissão de seleção, a partir do recorte curatorial desejado para a edição", completou.

A seleção dos filmes será realizada por uma Comissão de Seleção composta por profissionais experientes da área. A lista dos filmes selecionados será divulgada até o dia 5 de outubro de 2024, tanto no site do festival quanto em suas redes sociais. Os cineastas selecionados deverão enviar suas cópias de exibição até 10 de outubro de 2024, em formato digital de alta resolução (DCP e/ou H264), conforme instruções detalhadas que serão fornecidas após a seleção.

O Festival Curta Campo Grande acontecerá de 29 de outubro a 3 de novembro de 2024, no Museu da Imagem e do Som e na Casa de Ensaio, em Campo Grande (MS).

O evento contará com duas mostras competitivas principais: a Mostra Nacional, aberta a curtas-metragens de todo o Brasil, e a Mostra Sul-Mato-Grossense, dedicada a obras produzidas no estado ou por realizadores residentes no estado.

PREMIAÇÃO

Os curtas selecionados competirão pelo Troféu Tuiuiú em diversas categorias, como Melhor Curta Nacional, Melhor Curta Sul-Mato-Grossense, Melhor Diretor, Melhor Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Arte e Melhor Som. Além dos prêmios atribuídos pela Comissão Julgadora, haverá premiações do público para o Melhor Curta Nacional e Melhor Curta Sul-Mato-Grossense.

O IDEALIZADOR

Idealizador do Festival Curta Campo Grande, Dannon Lacerda.

Danon Adão Ferreira Lacerda cresceu em Guia Lopes da Laguna (MS) e ao mudar-se para estudar cinema no Rio de Janeiro, desenvolveu carreira distinta que abrange direção, roteiro e produção. Ao longo de sua trajetória, dirigiu sete curtas-metragens e um longa-metragem que conquistaram seleções em prestigiados festivais como o Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival Guarnicê e Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, entre outros renomados eventos cinematográficos.

Entre suas conquistas notáveis, destaca-se "Omoidê", laureado como melhor direção no Macaé Cine e melhor filme no Curta Como Quiser. "Diálogo" foi reconhecido como melhor filme no Mix Brasil, enquanto "Cine Centímetro" arrebatou os prêmios de melhor curta, melhor direção, melhor fotografia e melhor ator na Mostra de Vídeo de Porto Alegre. Seu longa-metragem "Copa 181" recebeu os prestigiosos títulos de melhor longa, melhor diretor, melhor roteiro e melhor ator no Festival Pedra Azul.

Além de suas realizações como cineasta, Dannon atua no cenário cinematográfico como curador, tendo integrado a curadoria do Festival do Rio por três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022). Em 2019, atuou como presidente do júri do Prêmio Félix no mesmo festival. Adicionalmente, é curador experiente e compartilhou seu conhecimento como professor em instituições renomadas como a Casa de Artes de Laranjeiras (CAL) e na pós-graduação de produção cultural na FACHA – Faculdades Hélio Alonso.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o regulamento completo e detalhes adicionais, visite o site oficial do Festival Curta Campo Grande em www.festivalcurtacampogrande.com ou acompanhe as atualizações pelo Instagram @curtacampogrande. Prepare seu curta e participe desta grande celebração do cinema em Campo Grande!


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao