A carioca Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama na 82ª edição da premiação, realizada no domingo (5/jan.25) em Los Angeles (EUA). A atriz foi reconhecida por sua atuação em 'Ainda estou aqui' (I'm Still Here), dirigido por Walter Salles, também carioca.
Essa vitória marca um feito inédito para o Brasil na categoria, mas Salles já havia sido premiado em 1998 com o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama em Língua Não Inglesa, por Central do Brasil, que contou com a atuação de Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres. Montenegro, a primeira (e única) atriz brasileira indicada ao Globo de Ouro, também participa de Ainda estou aqui.
Fernanda Torres superou a atuação de nomes como Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O Quarto ao Lado") e Pamela Anderson ("The Last Showgirl").
Em Ainda estou aqui, produção original do Globoplay, Torres interpreta Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, que passou 40 anos à procura da verdade sobre seu marido, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
Ao receber o prêmio das mãos de Viola Davis, Fernanda disse: "Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Ela estava aqui há 25 anos. Isso prova que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu".
And the winner of Best Female Actor – Motion Picture – Drama is Fernanda Torres for I'm Still Here! #GoldenGlobes pic.twitter.com/k3lPmYi7l4
— Golden Globes (@goldenglobes) January 6, 2025
A atriz também destacou a relevância do filme em tempos sombrios, refletindo sobre o medo no mundo e a importância da sobrevivência em tempos difíceis. Além disso, ela enfatizou a grande história de Walter Salles, o único brasileiro com dois projetos premiados no Globo de Ouro.
A vitória de Ainda estou aqui não foi fruto de um trabalho fácil. Fernanda Torres destacou o esforço de divulgação do filme, que levou a produção a um grande público, incluindo 3 milhões de brasileiros nos cinemas. Ela agradeceu a ajuda de veículos internacionais como Variety, Collider e Deadline para a divulgação da campanha.
Walter Salles, embora tenha ficado perto de ganhar novamente na categoria Melhor Filme de Língua Não Inglesa, viu a estatueta ser levada por Emília Pérez, que era a favorita com dez nomeações.
A vitória de Fernanda Torres aumenta suas chances para uma indicação ao Oscar, cujas nomeações serão anunciadas em 17 de janeiro, com a cerimônia marcada para 2 de março de 2025. Ainda estou aqui figura entre os 15 pré-selecionados para Melhor Filme Internacional, mas ainda não há informações sobre a categoria de Melhor Atriz. Apenas duas vezes em quase um século de história do Globo de Ouro a campeã de Melhor Atriz Dramática perdeu uma indicação correspondente ao Oscar.