Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
'RETRATO DO ARTISTA QUANDO COISA'

Curta com a poética de Manoel de Barros é exibido no Pantanal Film Fest

O filme, dirigido por Filipi Silveira e Larissa Neves, será apresentado nesta sexta-feira (28), no MIS

Por TERO QUEIROZ • 28/03/2025 • 15:24
Imagem principal Exibição do curta-metragem 'O Retrato do Artista Enquanto Coisa', no Pantanal Film Fest, em Campo Grande. / Reprodução/Divulgação

O curta-metragem "Retrato do Artista Quando Coisa", dirigido por Filipi Silveira e Larissa Neves, será exibido nesta sexta-feira (28 de março de 2025), às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande (MS), como parte da programação do Pantanal Film Fest. O filme, que explora a poética de Manoel de Barros, conquistou uma seleção em importantes festivais e está prestes a ser exibido em sua cidade natal.

Em entrevista, o diretor revelou os bastidores da produção e a emoção de ver seu trabalho finalmente sendo apresentado ao público local. "O curta nasceu de forma inesperada. Inicialmente, a ideia era apenas participar de um evento online durante a pandemia. Eva Pólvora, a produtora, me convidou para recitar um poema de Manoel de Barros. No entanto, propus algo mais: uma performance audiovisual, aproveitando o formato virtual do evento. Para isso, convidei Larissa Neves para codirigir o curta, criando uma ponte entre as palavras do poeta e o meu universo, onde as artes cênicas se tornam uma extensão de mim. Buscamos explorar uma outra vertente de Manoel: a urbanidade", disse o diretor.  

Filipi destacou que o grande desafio de produzir o curta foi a época em que foi rodado. "Produzimos este curta-metragem em meio à pandemia. Contamos com o suporte da Wetwo Filmes, de Larissa e Breitner Dambroz, em uma produção extremamente reduzida. Tivemos ainda a contribuição essencial de Romário Amorim na trilha sonora e Pitter Marx na arte gráfica. O resultado superou nossas expectativas, e decidi inscrevê-lo em festivais de cinema".

A surpresa veio com as seleções em eventos prestigiados, como o Festival Internacional de Cinema de São Paulo – Kinoforum e o Festival Internacional de Cine ÍCARO, o maior da América Central, que destacaram o curta como uma das produções relevantes da nova geração de cineastas brasileiros. 

Ao falar sobre a exibição no Pantanal Film Fest, o diretor não escondeu a importância de o curta ser visto pela cidade que foi cenário.  "Fico imensamente feliz em ver um festival de cinema acontecendo em Campo Grande. Precisamos de janelas para exibir nossas produções. Filmes são feitos para serem vistos. Sempre digo que fazer um filme é gratificante, mas nada se compara ao momento em que ele encontra o público. É maravilhoso ver que um filme produzido em Campo Grande, após percorrer o Brasil, finalmente tem a oportunidade de ser exibido na cidade onde nasceu". 

Filipi também enfatizou a importância de espaços que valorizem as produções locais. "A existência de salas de cinema que valorizem e exibam produções regionais é essencial para fortalecer a cultura local e permitir que o público tenha acesso às histórias e perspectivas de sua própria região", concluiu.

FICHA TÉCNICA

  • Roteiro e Pesquisa de Arquivos: Filipi Silveira

  • Direção e Produção: Filipi Silveira e Larissa Neves

  • Direção de Arte, Maquiagem, Figurino: Filipi Silveira e Larissa Neves

  • Direção de Fotografia, Iluminação, Som Direto, Montagem e Finalização: Larissa Neves

  • Edição de Som: Larissa Neves, Marcelo D'Avila e Romário Amorim

  • Trilha Sonora e Mixagem: Romário Amorim

  • Imagens Adicionais: Breitner Dambroz

  • Designer Gráfico: Pitter Marx

  • Assistência de Produção: Breitner Dambroz e Lucas Jacquet

  • Tradução: Beatriz Aquino, Joaquín Díez, Lucas Jacquet, Nina Coimbra, Paulo Bragagnolo e Ylessa Rocha

SERVIÇO

O que: Exibição do ficção 'Retrato do Artista Quando Coisa'.

Quando: 18h, em 27 de março de 2025.

Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS), Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande.

Entrada: Gratuita.

Por quê: O filme integra a programação do Pantanal Film Fest, no contexto do Campão Cultural.


Google News

Tags: Filipi Silveira, Larissa Neves, Museu da Imagem e do, O Retrato do Artista Enquanto, Pantanal Film Fest

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao